Encontro discute produção, armazenamento e transporte de hemocomponentes
Notícias
Encontros
Encontro discute produção, armazenamento e transporte de hemocomponentes
A Fundação Hemominas realiza nesta segunda e terça-feira o Encontro de Produção e Controle de Qualidade de Hemocomponentes. O evento acontece em Belo Horizonte e reúne cerca de 100 servidores da área técnica da Rede Hemominas.
Nesta terça, foram abordados temas sobre “Transporte de hemocomponentes e de amostras biológicas”, ministrados por Flávia Naves Givisiez, gerente de Controle de Qualidade da Fundação Hemominas e por Milena Batista de Oliveira, responsável pelo laboratório NAT (Teste de Ácido Nucleico).
No primeiro dia do evento (01/12), o enfoque foi sobre “Calibração de equipamentos e qualificação térmica”, “Sistema ciclo do sangue Hemote Plus”, “Codificação ISBT 128”, entre outros.
Flávia Givisiez, gerente de Controle de Qualidade, abre o segundo dia do Encontro – Foto Adair Gomez
Dentro do tema “Transporte de Hemocomponentes”, o destaque foi sobre a nova legislação ANVISA RDC – 20/2014 de 10 de abril de 2014, que tem como objetivo garantir a segurança, minimizar os riscos sanitários e preservar a integridade do material transportado e da Portaria Conjunta ANVISA/SAS Nº 370 de 07/05/2014 que dispõe sobre o regulamento técnico-sanitário para o transporte de sangue e componentes.De acordo com Flávia Naves, o objetivo do encontro é “capacitar toda a Rede Hemominas para a produção, armazenamento, controle de qualidade e transporte de hemocomponentes, atendendo aos requisitos das legislações vigentes”.
Participando pela sétima vez, Rafael Vianna, do Setor de Fracionamento e Controle de Qualidade do Hemocentro de Belo Horizonte, ressalta a importância do encontro: “É o momento de adequar todas as unidades no sentido chegarmos num consenso. Após as discussões percebemos uma melhora em nosso trabalho”.
Rosângela Monteiro, do Setor de Imuno/Distribuição da unidade de Além Paraíba, disse que é importante participar dos encontros. “Fazemos uma reciclagem e aproveitamos para alinhar as informações em toda a rede”.
Agência Minas, acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.
Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social
Em mais de 20 anos de atuação, o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em HTLV (GIPH), publicou 71 artigos científicos; foram concluídos 27 mestrados e 13 doutorados e publicadas seis edições do Cadernos Hemominas com as pesquisas em HTLV.