“É obrigação de todo profissional de saúde conhecer a Doença Falciforme”. Com essa afirmação, Joice Aragão de Jesus, representante da Coordenação da Política Nacional de Atenção Integral às pessoas com Doença Falciforme e outras Hemoglobinopatias do Ministério da Saúde, fez a primeira conferência da “Jornada Mineira de Atenção Primária à Saúde”, que acontece até sexta-feira (13/09), no Ouro Minas Hotel, em Belo Horizonte.
O evento é uma promoção do Cehmob-MG (Centro de Educação e Apoio para Hemoglobinopatias), e tem como objetivo promover a discussão de estratégias de capacitação e atuação dos profissionais da Atenção Primária à Saúde, com o intuito de melhorar a qualidade da assistência às pessoas com Doença Falciforme.
A abertura do evento, nesta manhã, contou com as participações do diretor do Nupad (Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico/UFMG), José Nélio Januário; da médica hematologista da Fundação Hemominas, Mitiko Murao; da coordenadora do Ministério da Saúde, Joice Aragão de Jesus; do vice-diretor da Faculdade de Medicina da UFMG, Tarcizo Afonso Nunes; do superintendente de Atenção Primária à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Wagner Fulgêncio Elias; da presidente da Fundação Hemominas, Júnia Guimarães Cioffi; do superintendente de Redes de Atenção à Saúde da Secretaria da Saúde de Minas Gerais, Marcílio Dias Magalhães; e da presidente da Associação de Pessoas com Doença Falciforme e Talassemia de Belo Horizonte e Região (Dreminas), Maria Zenó Soares.
José Nélio Januário aproveitou o evento para comemorar os 20 anos do Nupad e lembrou a importância da parceria da instituição com a Hemominas. A presidente da Fundação Hemominas, Júnia Guimarães Cioffi, citou que 100% das crianças triadas pelo Nupad hoje são tratadas nos ambulatórios da Hemominas. Ela confirmou a necessidade de desenvolver os profissionais da Atenção Básica à Saúde, pois o paciente falciforme precisa de um cuidado diferenciado. “Na Hemominas já estamos com esse processo consolidado pois, desde o início, a instituição sempre buscou o direito do paciente por um tratamento completo e de qualidade”, disse.
Joice Aragão afirmou que 80% da população brasileira dependem do Sistema Único de Saúde (SUS). Ela falou sobre a finalização do processo de construção da Política Nacional de Atenção às Pessoas com Doença Falciforme, após oito anos de trabalho. Segundo ela, é preciso desenvolver os profissionais da saúde, principalmente os hematologistas, pois ainda há um medo muito grande por parte dos médicos da Atenção Básica. “A Atenção Básica em Doença Falciforme traz a diminuição do sofrimento, se contar com profissionais capacitados nas localidades em que os pacientes vivem”, finalizou.
Doença Falciforme
É uma das doenças hereditárias mais comuns no Brasil e apresenta, já nos primeiros anos de vida, manifestações clínicas importantes, o que representa um sério problema de saúde pública no país. Em Minas Gerais, a Doença Falciforme foi incluída na triagem neonatal em 1998. A Fundação Hemominas é a responsável pelo seguimento hematológico das pessoas com hemoglobinopatias do estado de Minas Gerais, sendo esse acompanhamento realizado em 11 unidades regionais. Nessas unidades, o atendimento aos portadores da Doença Falciforme é feito por uma equipe multiprofissional, com adoção de protocolo de medidas preventivas e tratamento das complicações da doença. Além disso, pessoas com a doença, seus familiares e profissionais de saúde passam por programa de educação continuada. Os pacientes também recebem gratuitamente os medicamentos básicos para o tratamento.
Cehmob: é fruto de uma parceria entre o Ministério da Saúde, Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad) - órgão complementar da UFMG, Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fundação Hemominas, Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte e Dreminas.
Serviço: A Jornada Mineira "Doença Falciforme: Linha de Cuidados na Atenção Primária à Saúde" acontece nesta quinta (12/09) e sexta-feira (13/09), no Ouro Minas Hotel, em Belo Horizonte.
Mais informações: http://www.cehmob.org.br/jornada/index.html
Agência Minas, acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais no Flickr