Montes Claros: Hemominas presente em Fórum de Desenvolvimento Sustentável
Notícias
Montes Claros: Hemominas presente em Fórum de Desenvolvimento Sustentável
A discussão de temas como meio ambiente, infraestrutura, saúde, educação e desigualdades sociais foi a tônica do I Fórum de Desenvolvimento Sustentável de Montes Claros, realizado nessa quinta-feira, 16, no município. O evento, idealizado e promovido pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), movimentou também diversos segmentos da sociedade civil e autoridades públicas durante todo o dia.
Parceira do Fórum, a Fundação Hemominas foi representada pelo coordenador do Hemocentro, José Geraldo Maia, pela assistente social do ambulatório da unidade, Camila Porto, e pela captadora de doadores de sangue, Rosana Silva. Na oportunidade, os servidores participaram de amplas discussões e geração de propostas, especialmente para gerar bem-estar aos doadores de sangue e pacientes que se deslocam de outras cidades em direção a Montes Claros.
Realizado pela primeira vez no município, as demandas do Fórum foram levantadas a partir dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável apontados pela Organização das Nações Unidas (ONU).
O coordenador do Hemocentro, José Geraldo Maia, entre a assistente social Camila Porto e a captadora Rosana Silva - Fotos: Divulgação Hemominas
Atuação
Responsável por 100% do atendimento da demanda transfusional pública e privada da macrorregião do Norte de Minas, o Hemocentro Regional de Montes Claros atende, em média, a 2 mil candidatos à doação por mês. A coleta de sangue registra uma média de 1,5 mil bolsas/mês, com as quais produz hemocomponentes que são distribuídos a cerca de 35 estabelecimentos de saúde da região.
A unidade mantém ainda um ambulatório destinado ao atendimento de pacientes com coagulopatias e hemoglobinopatias hereditárias, provenientes de toda a região norte-mineira.
Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social
...a Fundação Hemominas possui 22 unidades que fazem coleta de sangue no estado, uma unidade administrativa na Capital e um Centro de Tecidos Biológicos (Cetebio).