Caravana de Barão de Cocais doa no HBH

O Hemocentro de Belo Horizonte recebe aos sábados caravanas de doadores vindas de cidades do interior de Minas Gerais.

São pessoas determinadas a doar sangue para familiares ou cumprir o desejo de colaborar com pacientes internados em locais atendidos pela Rede Hemominas.

No último sábado (13/02), o HBH atendeu quatro grupos do interior, reunindo mais de 60 candidatos à doação de sangue. Para Helen Dupin, coordenadora do Setor de Captação do hemocentro, é de extrema importância a participação destas caravanas, que através das comunidades locais, igrejas e grupos sociais ajudam no resultado das ações da unidade. “O compromisso delas reforça os nossos estoques nos finais de semana, quando o número de doadores relativamente é menor”, destacou.

A caravana de Guanhães trouxe cerca de 24 pessoas. Eles contam com a liderança de Jovane Alves, doador assíduo do HBH que se dispõe a acompanhá-los em todas as vindas ao Hemocentro. Para amenizar o cansaço da viagem, a caravana recebe também o apoio do grupo teatral da Associação “Anjos do Amor” de Belo Horizonte, composto por Stephani Bicalho, Ediudson Manduca, Márcia Valadares e Débora Basilio. Eles trabalham em parceria com esta caravana e prestam solidariedade aos doadores, transformando a sala de espera em um ambiente lúdico de alegrias e brincadeiras para descontrair os doadores.

Barão de Cocais, com 12 integrantes, foi a segunda caravana a chegar ao HBH na parte da manhã. Eles doaram em benefício das pessoas conhecidas que estão hospitalizadas na capital. Eucimara Aparecida de Souza, integrante do grupo, disse que “o esforço de viajar quilômetros para fazer uma doação não custa sacrifícios, frente ao benefício de doar vida a outras pessoas”. Ela afirmou ter ciência de que faz uma boa ação.

Para Jovane Alves, a doação de sangue é uma atitude que se faz com prazer porque salvar vidas é uma ação que permite as pessoas refletirem o quanto se pode auxiliar o próximo, salientando que não é difícil imaginar a grandeza do ato. “Quando conhecemos a causa, podemos ajudar o nosso semelhante. Já estivemos aqui com 52 pessoas”, falou.

Altamiro Simões é doador frequente no HBH e faz uma doação a cada quatro meses. Desta vez, esteve com a caravana de Conceição do Mato Dentro e trouxe mais sete pessoas. “Tenho prazer em doar, vejo como um compromisso social ajudar as pessoas hospitalizadas que certamente precisam da nossa doação”, enfatizou.

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar