Após três meses de competição, o Campeonato Mineiro de Futebol 2013 chegou ao fim no dia 19 de maio e a campanha “Torcida Doadora”, também chegou ao seu fechamento. A Gerência de Captação de Doadores de Fundação Hemominas contabilizou um total de 36.239torcedores doadores que compareceram às unidades em todo Estado de Minas Gerais desde o início da campanha. Para encerrar a campanha, a Fundação Hemominas recebe, no dia 05 de junho, quarta-feira, as mascotes dos clubes mineiros, a partir das 9h, no Hemocentro de Belo Horizonte, localizado na alameda Ezequiel Dias, 321.
O Cruzeiro Esporte Clube seguiu em primeiro lugar durante todo o registro acumulado de doadores somando 18.471 torcedores que compareceram às unidades da Hemominas, chegando a 51% dos participantes e sendo o clube ganhador da campanha.
“O time Celeste pode até não ter ganhado o Mineiro, mas fomos campeões da solidariedade”, ressalta Rafael Andrade, torcedor cruzeirense.
A ideia principal da “Torcida Doadora” foi sensibilizar os apaixonados por futebol para o ato da doação de sangue durante o torneio estadual, além de buscar a conscientização e mobilizar os torcedores estimulando a convivência saudável durante competições esportivas. Mas a população ainda pode continuar fazendo suas doações na Hemominas.
“A iniciativa da Torcida Doadora foi muito relevante porque divulgou a causa da doação de sangue entre a população jovem, trazendo informação e envolvendo esta população da sociedade”, afirma Fernando Basques, diretor Técnico Científico da Fundação Hemominas.
Várias ações foram feitas durante o campeonato e os torcedores puderam interagir nas redes sociais, postando fotos e depoimentos, pelo www.torcidadoadora.com.br.
O Atlético ficou em segundo lugar, contabilizando 15.100 e tem 41,7% das doações; e o América ficou em terceiro totalizando 685 torcedores doadores, ficando com 1,9% das doações de sangue direcionadas à campanha.
O Tupi acumulou 2,7% das doações de sangue nessa semana. O Boa Esporte de Varginha obteve 0,7% das doações de sangue na campanha. Os amantes da Caldense chegaram à marca de 0,6% no registro e os torcedores do Araxá totalizaram 0,4%
Já os torcedores do Guarani chegaram a 0,3%. O Villa Nova, Tombense e o Nacional totalizaram 0,2%. Os torcedores do América de Teófilo Otoni terminaram a apuração com 0,1% dos apoiadores que compareceram na Hemominas para doações de sangue.