No próximo sábado, dia 25 de Janeiro, no Hemocentro de Belo Horizonte, a Fundação Hemominas e convidados fará o lançamento da 2ª edição da campanha “Campeonato Torcida Doadora 2014”. As mascotes de times de futebol, a direção da Hemominas e representantes dos parceiros institucionais dessa iniciativa vão, entre 10 e 11 horas da manhã, interagir com os candidatos à doação de sangue em mais uma oportunidade de sensibilizar os torcedores dos times mineiros para esse ato de cidadania: doar sangue.
A campanha vai acontecer durante o campeonato mineiro (até maio de 2014), mantendo o tema “Quem doa sangue regularmente salva até 12 vidas por ano. Salve um time inteiro. Doe sangue!”. Com iniciativas nas redes sociais, nos jogos do primeiro módulo e atividades na rede de hemocentros estaduais, a Hemominas chama atenção dos torcedores para a solidariedade; a não violência e o respeito à diversidade que estimula a paz entre as torcidas. Dessa forma, pretende sensibilizar os cidadãos torcedores para a doação de sangue em época de grandes eventos esportivos e a qualquer tempo, preparando a cultura da doação unida à paixão pelos esportes. O “Campeonato Torcida Doadora 2014” conta com o apoio dos times e de parceiros institucionais.
Como participar da campanha
Ao comparecer em uma das unidades da Fundação Hemominas em todo o estado para doar sangue, o cidadão deve registrar no cadastro a informação sobre o time do coração. Cada registro cadastrado será somado aos demais recolhidos na rede Hemominas, que divulgará à imprensa, aos times e parceiros, toda sexta-feira, o percentual de comparecimento das torcidas no estado de Minas Gerais.
Caso você não possa doar por qualquer motivo (temporário ou permanente), ainda assim poderá participar. O compartilhamento e a divulgação a amigos e parentes para comparecer nas unidades da Hemominas em todo o estado, vai fortalecer a torcida do time do coração.
Os times parceiros vão disponibilizar em seus portais a camiseta da campanha, com o escudo do time, para que o cidadão possa baixar e mandar confeccionar sua própria camiseta do time do coração. As camisetas da campanha não poderão ser vendidas para auferir lucro e serão baixadas dos portais dos times, com autorização dos mesmos, para confecção individualizada.
No portal Hemominas, o cidadão que quiser participar da mobilização para doação de sangue, terá à sua disposição o arquivo da camiseta da campanha “Torcida Doadora” para confecção individual. Essa camiseta também não poderá ser comercializada para auferir lucro.
Resultados da 1ª edição do “Campeonato Torcida Doadora”
Em todas as unidades da Fundação Hemominas no estado, 36 mil doadores participaram da campanha, durante as catorze semanas de registro da “Torcida Doadora” (de fevereiro a maio). Esses torcedores, junto a outros mineiros voluntários doadores de sangue, contribuíram para que, no mesmo período do ano passado (de fevereiro a maio), pudessem ser realizadas mais de 195 mil transfusões de hemocomponentes em pacientes de Minas Gerais.
A campanha teve apoio dos times que disputaram o campeonato mineiro, fazendo com que os torcedores de Minas e amantes do futebol se mobilizassem pela causa da doação de sangue. Contou com o apoio de vários parceiros, entre eles a Associação Mineira de Cronistas Esportivos (AMCE), a Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT), a TV Globo Minas e a Federação Mineira de Futebol (FMF).
Quem pode se candidatar para doação de sangue
Segundo a Portaria 2.712 de 12/11/2013 e a RDC 51, do Ministério da Saúde, podem doar sangue cidadãos com boa saúde, idade entre 18 e 69 anos, sendo que a idade máxima para a primeira doação é até sessenta anos.
Jovens com 16 e 17 anos somente poderão se candidatar à doação de sangue com a presença dos responsáveis legais ou autorização dos responsáveis com firma reconhecida em cartório, cujo modelo de autorização está disponível no site http://www.hemominas.mg.gov.br/hemominas/menu/cidadao/doacao/regulamento_nova_legislacao.html .
Todos os candidatos devem pesar acima de 50 quilos; não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas; não ter tido hepatite após os 11 anos de idade e que não tenham tido permanência ou visita às regiões brasileiras endêmicas para Doença de Chagas.
Para mais informações sobre os critérios para doação de sangue, ligue 155 ou acesse http://www.hemominas.mg.gov.br/hemominas/menu/cidadao/doacao/outras_condicoes_doacao.
Mantenha sua saúde
Evite a gripe e cuide para acabar com a dengue. Pequenos cuidados individuais podem, não só manter a saúde do candidato à doação de sangue, como também evitar a transmissão dessas viroses para outras pessoas.
Agência Minas, acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais no Flickr.