A Fundação Hemominas em Juiz de Fora promove, na próxima quarta-feira (23/04), conscientização e panfletagem sobre doação de sangue no centro da cidade. A ação é uma parceria entre a unidade de Juiz de Fora e o Grupo de Escoteiros da cidade que, em comemoração ao Dia Mundial do Escoteiro, celebrado em 23 de abril, realiza a mobilização no Parque Halfeld, distribuindo panfletos e tirando dúvidas sobre a doação de sangue. A ação acontece de 9h as 10h e  de 15h as 16h. O “Dia Mundial do Escoteiro” é uma homenagem a São Jorge, santo padroeiro dos escoteiros.

Em decorrência das quedas de temperatura que podem trazer alguns malefícios à população, o comparecimento ao hemocentro tende a cair neste período. Com essas ações, espera-se aumentar o nível de comparecimento desejável para atender à demanda transfusional de 30 cidades da região de Juiz de Fora e, para isso, o hemocentro de Juiz de Fora, diariamente, precisa receber 157 doadores.

A unidade localiza-se na Rua Barão de Cataguases, s/n, Centro, e recebe candidatos à doação de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 11h. 

Quem pode se candidatar para doação de sangue

Segundo a Portaria 2.712 de 12/11/2013 e a RDC 51, do Ministério da Saúde, podem doar sangue cidadãos com boa saúde, idade entre 18 e 69 anos, sendo que a idade máxima para a primeira doação é até sessenta anos.

Jovens com 16 e 17 anos somente poderão se candidatar à doação de sangue com a presença dos responsáveis legais ou autorização dos responsáveis com firma reconhecida em cartório, cujo modelo de autorização está disponível no site http://www.hemominas.mg.gov.br/hemominas/menu/cidadao/doacao/regulamento_nova_legislacao.html .

Todos os candidatos devem pesar acima de 50 quilos; não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas; não ter tido hepatite após os 11 anos de idade e que não tenham tido permanência ou visita às regiões brasileiras endêmicas para Doença de Chagas.

Para mais informações sobre os critérios para doação de sangue, ligue 155 ou acesse http://www.hemominas.mg.gov.br/hemominas/menu/cidadao/doacao/outras_condicoes_doacao.

Evite a gripe e cuide para acabar com a dengue. Pequenos cuidados individuais podem, não só manter a saúde do candidato à doação de sangue, como também evitar a transmissão dessas viroses para outras pessoas.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar