Equipes da Enfermagem, Captação e Qualidade da Hemominas: treinando profissionais que vão atuar nos PACEs de Paracatu e São Sebastião do Paraíso - Fotos: Adair Gomez

Favorecer o acesso de doadores de sangue em locais que ainda não dispõem de unidades da Fundação e, dessa forma, contribuir para manter em níveis seguros os estoques de sangue da Rede Hemominas, para atendimento às necessidades hemoterápicas da sociedade. Este é o objetivo da implantação de mais dois novos Postos Avançados de Coleta Externa (PACEs) nos municípios de Paracatu, situada no noroeste do estado, e São Sebastião do Paraíso, no sudoeste de Minas, ainda no primeiro semestre deste ano.

O treinamento introdutório para os profissionais que vão atuar nesses PACEs ocorreu na quarta-feira 3/04, no Hemocentro de Belo Horizonte (HBH), ministrado pela Assessoria de Enfermagem, Assessoria de Captação e Cadastro, Gerência de Controle de Qualidade e Gerência de Laboratórios da Fundação Hemominas, em Belo Horizonte, alcançando 33 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares administrativos e técnicos de patologia.

Assessora de Enfermagem da Hemominas, Jaciane Vargas:
Assessora de Enfermagem da Hemominas, Jaciane Vargas: "Treinamento é fundamental para fornecer aos profissionais uma base sólida de conhecimento sobre a Hematologia e Hemoterapia" - Fotos: Adair Gomez

Na oportunidade, com a equipe de Enfermagem, os profissionais puderam conhecer um pouco da história da Fundação, os trâmites que envolvem a criação de um PACE, com as competências específicas de cada uma das partes envolvidas, as principais legislações relativas à doação de sangue, os processos de trabalho dos diferentes setores e como as atividades estão interligadas. Os processos relacionados à Triagem Hematológica e Coleta foram detalhados, abordando-se a execução das atividades, o controle de qualidade interno e externo, o preparo do kit de coleta, o acolhimento ao doador e sua identificação, cuidados na antissepsia e punção venosa, coleta da bolsa de sangue, procedimentos técnicos com a bolsa após coleta e a assistência ao doador, em caso de evento adverso.

Outro ponto enfatizado foi a importância do registro e rastreabilidade de todas as informações relativas aos equipamentos e insumos críticos utilizados no atendimento ao doador, para segurança e cumprimento das normativas vigentes.  A forma como a Fundação trabalha com a gestão de risco e eventos adversos relacionados à execução dos procedimentos administrativos e técnicos em hematologia e hemoterapia também mereceu atenção especial. A realização de um Hemotour permitiu aos profissionais se familiarizarem com o Ciclo do Doador e o Ciclo do Sangue: visitaram setores e se inteiraram sobre os processos de trabalho do Cadastro, Triagem Clínica, Triagem Hematológica, Coleta de Sangue Total e por Aférese, Processamento dos Hemocomponentes, Laboratórios de Sorologia, Biologia Molecular, Imuno-hematologia e Controle de Qualidade. Conheceram, ainda, o Ambulatório e visitaram a sala de transfusão, onde puderam ver os pacientes sendo hemotransfundidos.

Sorologia - um dos laboratórios visitados pelos profissionais dos PACEs - Fotos: Adair Gomez
Sorologia - um dos laboratórios visitados pelos profissionais dos PACEs - Fotos: Adair Gomez

Por sua vez, a equipe de Captação de Doadores e Cadastro da FH, enfocou a legislação que rege a área, planejamento das ações, repassando ainda noções de mobilização e marketing para sensibilizar a população quanto à causa da doação.

Além dessa etapa, durante o período de 30 dias esses profissionais passarão por mais treinamentos teóricos e práticos nas unidades da Hemominas às quais esses PACEs estão referenciados: Paracatu – Hemonúcleo de Patos de Minas; São Sebastiao do Paraíso – Hemonúcleo de Passos. Tal capacitação permitirá que eles desenvolvam habilidades específicas e necessárias ao atendimento seguro ao doador de sangue. O objetivo é que, ao final do treinamento, eles executar os procedimentos segundo as normas técnicas vigentes e coletando produtos com a qualidade que a Fundação Hemominas preza.

Segurança

Enfatizando a necessidade constante de atualização das legislações e procedimentos por parte dos profissionais dos PACEs para garantir a maior segurança possível aos pacientes e doadores, a enfermeira responsável pela Assessoria de Enfermagem da FH, Jaciane Vargas, destaca: “Acreditamos que o treinamento introdutório seja fundamental para fornecer aos profissionais uma base sólida de conhecimento sobre a Hematologia e Hemoterapia, a fim de que possam compreender a estrutura da Fundação, as normativas vigentes, assim como os processos de trabalho, produtos ou serviços e conhecer a cultura organizacional,  promovendo a integração, o engajamento e a motivação desses profissionais, fazendo com que eles compreendam suas responsabilidades no atendimento ao doador e na coleta da bolsa de sangue”, considera.

Gabriela Rezende:
Gabriela Rezende: "Controle de qualidae é essencial para executar os processos de forma padronizada e qualificada" - Fotos: Adair Gomez

Por sua vez, a gerente de Controle de Qualidade da Fundação, Gabriela Coelho de Rezende, ressaltou que o controle de qualidade começa na aquisição de insumos e equipamentos, passa pela validação dos processos críticos, produção e transporte de hemocomponentes, congelamento do plasma, até a realização de testes laboratoriais para garantia da qualidade dos hemocomponentes. “É uma atividade contínua e obrigatória, que visa à qualidade dos produtos e à segurança do paciente, perpassando também a capacitação do pessoal para executar os processos de forma padronizada e qualificada”, diz.

Para o assessor de Captação e Cadastro da Fundação, Nivaldo Jr., as parcerias viabilizadas com os novos PACEs reforçam a capilaridade da Hemominas ao aproximar a instituição dos doadores, facilitando-lhes o acesso aos locais de doação e, assim, contribuindo para que os estoques de sangue da Rede se mantenham em níveis seguros.

Sobre o treinamento, Nivaldo destaca: “Nós repassamos a eles algumas das estratégias de captação para mobilizar a população, como a de buscar parcerias com instituições e organizações locais para atrair doadores por meio de grupos, caravanas, entre outras. Salientamos ainda regras relacionadas ao cadastro dos doadores, a importância do sigilo das informações, o cuidado ao repassar informações, bem como critérios básicos a serem observados no trato com o doador. Sobretudo, buscamos orientá-los quanto à importância da Doação Voluntária de Sangue (DVS), independentemente dos estoques da Hemominas, pois a necessidade de doação é diária – não somente em feriados, tragédias etc.”. 

Benefícios



Adriana Vilella, de Paracatu:
Adriana Vilella, de Paracatu: "O PACE é uma importante conquista para a cidade e municípios vizinhos" - Fotos: Adair Gomez

De acordo com a superintendente do Serviço de Saúde de Paracatu, enfermeira Adriana Vilela, a instalação do PACE é uma importante conquista: “O PACE é fundamental para atender não só às demandas locais, mas também às de várias cidades de nossa área de influência.  Paracatu tem cerca de 100 mil habitantes, sendo um polo atrativo educacional e de trabalho devido à presença de várias instituições de ensino e de empresas e um hospital de referência que atende a vários municípios da região. Temos uma demanda grande de sangue, e com o PACE, os doadores das localidades vizinhas virão para Paracatu, em vez de se dirigirem a Patos de Minas, exercendo esse nobre gesto de solidariedade com muito mais conforto e, pensamos, mais assiduidade”, afirma.

Dr. Daniel Tales, de São Sebastião do Paraíso:
Dr. Daniel Tales, de São Sebastião do Paraíso: "Temos cerca de 75 mil habitantes, com um grande potencial de doadores - Fotos: Adair Gomez

Por sua vez, o doutor Daniel Tales, referência técnica do PACE de São Sebastião do Paraíso, também enaltece a implantação do Posto: “Nosso município tem cerca de 75 mil habitantes, com um grande potencial de doadores.  Vários grupos têm de se deslocar até Passos para doar sangue, processo dificultado pela distância (50 quilômetros) e por impedimentos devido ao trabalho. Temos um hospital de referência no estado – o Hospital do Coração – ao qual acorrem, além da população local, habitantes de cinco municípios que integram a microrregião de São Sebastião. Assim, o volume de sangue necessário para atender à demanda é muito grande. O PACE, com certeza, vai atrair muitos doadores e contribuir para equilibrar os estoques da Hemominas”.


 
Gestor responsável: Diretoria Técnico-Científica - TEC

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar