Posto Avançado de Coleta Externa se consolida como estratégia para manutenção dos estoques de sangue em Minas Gerais
Notícias
Parcerias
Posto Avançado de Coleta Externa se consolida como estratégia para manutenção dos estoques de sangue em Minas Gerais
A Fundação Hemominas adota como estratégia para manutenção dos estoques de sangue um tipo de modalidade de realização de coleta de sangue pioneiro no Brasil: o Posto Avançado de Coleta Externa (Pace). Inspirado no modelo francês, trata-se de um tipo de construção prevista na legislação brasileira que pode ser implementada em municípios com mais de 50 mil habitantes, localizados a, no máximo, 150 km da unidade de referência, e que tenha uma estrutura hospitalar que justifique a demanda por sangue.
Nesta quarta-feira, 03/07, a beneficiada com um novo Pace foi a população de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, que não vai mais precisar se deslocar para outros municípios para realizar a doação de sangue. Com isso, a Hemominas espera ampliar a porcentagem de doadores, que em Minas Gerais chega a 1,8% da população.
“É com muita alegria que estamos finalizando um projeto iniciado há mais de dois anos. Nova Lima, apesar de estar perto de Belo Horizonte, é muito longe: porque a pessoa que vai doar sangue acaba perdendo um dia inteiro por causa do deslocamento. Vocês, novalimenses, são pessoas que gostam de doar e são vocês que vão manter essa unidade funcionando. A equipe que vai trabalhar aqui foi treinada no Hemocentro de Belo Horizonte e aprendeu toda a técnica de coleta. Doar o sangue no Pace é a mesma coisa que doar numa unidade da Hemominas. E o sangue coletado aqui vai ser levado para os laboratórios de processamento e testagem em BH, onde já é processado 57% do sangue que é colhido no estado de Minas. É importante lembrar que o Pace só é possível porque tem a parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura, que juntos, querem facilitar a vida das pessoas que vão realizar a doação. Tenham certeza que vocês serão muito bem recebidos!”, afirma a presidente da Fundação Hemominas, Júnia Cioffi.
Além da população de Nova Lima, o Pace vai atender aos moradores de Raposos e Rio Acima. Incialmente, vai funcionar uma vez na semana, sempre às quartas-feiras, de 7h às 12h, podendo aumentar para duas vezes ou mais, a depender do comparecimento dos doadores.
O prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez, reforçou a importância do Pace para a população, que há muito ansiava por esta inauguração - Foto: Adair Gomez
O prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez, reforçou a importância do Pace para a população, que há muito ansiava por esta inauguração. “Hoje é dia de celebrar. Salvar a vida de outras pessoas através da doação de sangue é um ato de solidariedade único. A partir de hoje a necessidade de deslocamento até Belo Horizonte para doar sangue será reduzida. O sucesso desse posto de coleta depende exclusivamente de nós e não tenho dúvidas que aqui ficará lotado de gente disposta a salvar a vida de outras pessoas. E essa entrega passará a fazer sentido não só pra nós, que estamos celebrando esse momento, mas para as milhares de vidas que os novalimenses terão a oportunidade de fazer seguir em frente”, acredita.
Ainda nesta semana, mais três Paces estão sendo inaugurados: em São Sebastião do Paraíso (Sudoeste de Minas), Formiga (Centro Oeste mineiro) e Paracatu (Noroeste do estado). No mês passado, também houve a inauguração do Pace em Itabira (Quadrilátero Ferrífero do estado). Com estas inaugurações, a Hemominas soma 17 Paces distribuídos estrategicamente pelo estado, além de 21 unidades de coleta de sangue próprias.
De acordo com o vice-governador, professor Mateus, o Governo de Minas está colocando na Saúde 10 bilhões de reais, todos os anos, desde o início do mandato; no ano anterior à eleição do Zema foram colocados 3,4 bilhões, ou seja, o governo atual está investindo quase 3 vezes mais dinheiro do que era investido antes.
“É isso que nos permite, por exemplo, já termos 13 Paces estabelecidos e termos ainda mais 3 para serem inaugurados.
“A doação de sangue, dentro das políticas públicas, é, talvez, aquela que mais permite a expressão pública do que é o civismo, a cidadania. Porque ela depende efetivamente da adesão comprometida do individuo", afirma o vice-governador de Minas Gerais, professor Mateus - Foto: Adair Gomez
Você pode me perguntar qual a importância da implantação de um posto de coleta de sangue lá em São Sebastião do Paraíso, pra quem mora em Nova Lima. Pois eu digo que Saúde funciona em rede. Se a Saúde em São Sebastião do Paraíso anda mal, a Saúde em Pouso Alegre sofre, a Saúde em Belo Horizonte sofre e a Saúde em Nova Lima também sofre. Nós temos trabalhado pra equipar as nossas prefeituras com condições técnicas de terem o número que eles precisam de Unidades Básicas de Saúde funcionando, para que tenhamos as Farmácias de Minas presentes em cada um dos municípios, para que tenhamos os Paces, para que tenhamos a cobertura integral pelo Samu, porque dessa forma vamos conseguir sair do outro lado com uma Saúde melhor. Não é à toa que Minas Gerais foi o estado com menor índice de mortalidade entre todos os estados do Sul, Sudeste e Centro-)este durante a pandemia. Reafirmo, aqui, o meu compromisso e do governador Romeu Zema de fazer com que o serviço público de qualidade chegue a cada um de vocês”, afirma o vice-governador, professor Mateus, que esteve presente na inauguração do Pace em Nova Lima.
São Sebastião do Paraíso
Inaugurado na manhã desta quinta-feira, 04/07, o Posto Avançado de Coleta Externa “Maria Inês de Oliveira” em São Sebastião do Paraíso está vinculado ao Hemonúcleo de Passos e vai funcionar às quartas-feiras, de 7h às 12h, sendo que a primeira coleta de sangue está prevista para o dia 14 de agosto.
“Estamos muito felizes por mais essa conquista. O Posto de Coleta é a cereja do bolo do nosso mandato. Temos mais de 800 pessoas cadastradas para fazer a doação de sangue e desejamos que esse instrumento de saúde aqui instalado possa contribuir para salvar mais e mais vidas”, almeja o prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo de Morais.
O Pace em São Sebastião do Paraíso é o 15º posto de coleta inaugurado no estado - Foto: Isabela Muradas
O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, que esteve presente na inauguração da unidade, discorreu sobre os avanços na área da Saúde que permitem Minas Gerais estar em destaque no cenário nacional e sobre a expertise da Hemominas. “Todo mundo acha que o setor público é pior do que o privado. A Hemominas é um exemplo exatamente ao contrário disso. Nós temos, de fato, o melhor sangue do Brasil: temos a inativação de patógenos, uma técnica que inativa, nas plaquetas do sangue, os agentes causadores de dengue, chikungunya, covid, entre outras doenças, o que torna o sangue mais seguro. Não existe um sangue privado, ou em outro hemocentro do Brasil, que tenha essa qualidade que o sangue coletado na Hemominas tem. O fortalecimento da coleta é muito importante por causa do papel da Hemominas. Queremos dar mais dignidade e captar mais doadores de sangue na medida que as pessoas não vão mais precisar se deslocar até Passos para efetuar a doação”, assegura.
Filho da homenageada com o nome no Posto de Coleta, o vice-prefeito Daniel Tales de Oliveira se emocionou a recordar a história da mãe, Maria Inês de Oliveira. “Eu e minha irmã nos sentimos muito lisonjeados por essa homenagem. Ter o nome da nossa mãe num ponto de saúde, que com certeza, vai ajudar a salvar muitas vidas, é um reconhecimento merecido pelo pioneirismo e legado que ela deixou”, afirma.
Formiga
Inaugurado na tarde desta quinta-feira, 4/07, o Posto Avançado de Coleta Externa “Maria Tereza de Moura Minucci” vai iniciar o funcionamento no dia 25/07, com previsão de atendimento uma vez na semana, às quartas-feiras, pela manhã, sendo vinculado ao Hemonúcleo de Divinópolis.
O secretário municipal de saúde, Gleison Frade, reforça a necessidade de qualificação da equipe que vai trabalhar no Pace para que o funcionamento seja iniciado. “São muitas exigências, mas conseguimos cumpri-las. Está faltando o treinamento, que será de 22 dias. Estamos entregando o local, mas a primeira coleta será realizada após o treinamento”, esclarece. O secretário também falou sobre o sentimento de dever cumprido com a vinda do Pace para o município. “Esse é um importante marco para a população de Formiga, sendo indiscutível sua importância. Para doar sangue, o cidadão formiguense e da região tinha que se deslocar até Divinópolis, tendo de enfrentar a viagem, que não é fácil, e as condições do tempo. Não tenho palavras pra descrever o que é ver esse sonho se materializar. É só gratidão”, conclui o secretário de saúde municipal.
Posto Avançado de Coleta Externa segue as mesmas diretrizes de uma unidade da Fundação Hemominas - Foto: Isabela Muradas
“O Pace tem a característica de estar mais próximo do cidadão, beneficiando o doador, mas segue os mesmos critérios rigorosos que a Hemominas tem em todo o estado. A bolsa vai ser testada e processada em uma unidade da Hemominas pra depois ser direcionado para o hospital e atender a população. Precisamos trabalhar juntos para que a qualidade do sangue seja mantida”, explica a presidente da Fundação Hemominas, Júnia Cioffi. “A nossa principal intenção com os Postos Avançados de Coleta Externa é que o doador se fidelize, volte 4 ou 3 vezes ao ano para realizar a doação novamente, dependendo se homem ou mulher. É importante para a manutenção do Pace que ele sempre tenha pessoas comprometidas com a doação de sangue”, completa a presidente.
Paracatu
O Posto Avançado de Coleta Externa Vanildo Lopes de Souza, em Paracatu, foi inaugurado na manhã desta sexta-feira, 5/07, sendo o 17º Pace a ser implantado no estado. Vinculado ao Hemonúcleo de Patos de Minas, a previsão inicial é que o funcionamento seja quinzenal, com a primeira coleta programada para o dia 26/07.
Segundo a diretora Técnico-Científica da Fundação Hemominas, Fabiana Chagas, o Pace, mais que levar a doação de sangue para perto da população, traz a possibilidade da cultura da doação de sangue. “Além de se aproximar do cidadão, o que a Hemominas quer é que a doação de sangue vire tradição entre os mineiros. Essa estratégia de criação dos postos de coleta de sangue em parceria com os municípios tem se mostrado muito exitosa e deixo um desafio aos paracatuenses: que vocês sejam um exemplo de cidadania para doação de sangue no estado, seguindo a vocação para saúde que percebi que vocês têm aqui. Agradeço a parceria ao longo desses anos e aos profissionais que vão trabalhar no Pace e que farão a coleta com a mesma qualidade que acontece nas unidades da Hemominas”, afirma.
Para o secretário municipal de Saúde, Umarques Couto, esse é um dia histórico para o município e região. “Com o Pace vamos evitar que o cidadão viaje 200 km para doar sangue. Isso é uma vitória e motivo de gratidão pra todo mundo”, afirma.
Inaugurado, em Paracatu, o 17º Posto Avançado de Coleta Externa - Foto: Débora Jácome
Com o que concorda o prefeito Igor Pereira dos Santos. “Devemos muito ao esforço de cada um dos colaboradores da saúde em Paracatu. Enfrentamos muitos desafios, inclusive a pandemia. Todas as conquistas são méritos nossos. Agradecemos à Hemominas por ter acreditado em Paracatu e aberto as portas pra nós. Foi um trabalho de 4 anos desde a concepção do projeto. Eu quase desacreditei, mas graças a Deus deu certo. As pessoas pegam ônibus pra ir a Uberaba, Patos ou cidades ainda mais distantes para doar sangue. Me comprometi com essa pauta ainda na campanha eleitoral. A construção do Pace é uma grande chance do paracatuense mostrar sua solidariedade, sendo a realização de um sonho para quem doa sangue, por isso, posso garantir que estamos comprometidos em completar 100% da capacidade de atendimento do posto. Somos muito solidários e dispostos a fazer diferença”, afirma.
Emocionada com a homenagem ao pai – que deu nome ao Pace – Isabela Lopes, em nome da família expressa a gratidão pela homenagem. “Meu pai dedicou a vida ao trabalho na saúde. Vê-lo sendo reconhecido aquece o coração da gente. Agradeço por vocês manterem viva a memória e o legado dele. Esse gesto de carinho e reconhecimento significa muito pra nós e nos dá forças pra seguir em frente”, conclui.
Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social