O Campeonato Mineiro de Futebol promete muita emoção neste ano. Além da vibração já conhecida das torcidas, o torcedor vai poder exercer sua cidadania por meio da doação voluntária de sangue. Neste sábado dia 02 de fevereiro, às 9 horas, a presidente da Fundação Hemominas, Júnia Cioffi, o diretor técnico-científico, Fernando Basques e o presidente da Associação Mineira de Cronistas Esportivos, Luiz Carlos Gomes, recebem no Hemocentro de Belo Horizonte - Alameda Ezequiel Dias, 321-, as mascotes do Atlético, Cruzeiro , Villa Nova, e torcedores e parceiros que abraçaram a causa da doação de sangue.
A ideia principal da campanha é sensibilizar cidadãos torcedores para a doação de sangue durante a realização de grandes eventos esportivos e a qualquer tempo. Assim, preparar uma população que, mantendo a rivalidade esportiva e saudável do futebol mineiro, se une na solidariedade e está disposta a doar sangue para salvar vidas.
Várias ações devem acontecer durante o campeonato, estimulando a participação ativa dos torcedores nas redes sociais, postando fotos e interagindo sobre temas atuais, pelo www.torcidadoadora.com.br que estará disponível a partir deste sábado e até o final do campeonato.
Para registro, os candidatos a doação de sangue que se apresentarem em qualquer das unidades da Fundação Hemominas no Estado, na hora do cadastro, devem citar o nome do seu time do coração. A Fundação Hemominas disponibilizará ainda a arte de uma camiseta para que qualquer cidadão possa fazer sua própria camiseta, no endereço www.hemominas.mg.gov.br.
Com o objetivo de estimular a solidariedade e a não violência entre as torcidas, o lançamento oficial da campanha “Quem doa sangue regularmente salva até 12 vidas por ano. Salve um time inteiro. Doe Sangue” será domingo, dia 03 de fevereiro, no clássico de inauguração do Mineirão.
Quem pode doar
Segundo a Portaria 1.353/2011 do Ministério da Saúde, podem doar sangue cidadãos com boa saúde, idade entre 18 e 67 anos. Os candidatos devem pesar acima de 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não ter tido hepatite após os 11 anos de idade, e que não tenham doença de Chagas. Jovens com 16 e 17 anos, somente poderão se candidatar à doação de sangue com a presença dos responsáveis legais ou autorização dos responsáveis com firma reconhecida em cartório, cujo modelo de autorização está disponível no site http://www.hemominas.mg.gov.br/hemominas/menu/cidadao/doacao/regulamento_nova_legislacao.html
A idade máxima para a primeira doação de sangue é de 60 anos. Os candidatos, que já tiverem doado pelo menos uma vez antes dos 60 anos, poderão doar até a idade de 67 anos.
Para mais informações sobre os critérios para doação de sangue acessar http://www.hemominas.mg.gov.br/hemominas/menu/cidadao/doacao/condicoes_doacao ou ligar para o 155.
Para os jovens, principalmente, o hotsite promove interatividade e participação também na divulgação da doação. Acesse e conheça o Projeto na Veia.
Agência Minas, acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais no Flickr