Faltando praticamente um mês para o fim do Campeonato Mineiro de Futebol 2013 e da campanha “Torcida Doadora”, a mobilização para a causa da doação de sangue continua intensa. Na página oficial do Facebook, www.torcidadoadora.com.br, a campanha conseguiu alcançar 448 curtidas, além de interagir com os torcedores que postam fotos e comentários apoiando a campanha.
As ações durante os jogos são reforçadas a cada rodada da competição estadual. No último fim de semana, funcionários da Fundação Hemominas estiveram presentes no estádio Independência, na capital, para o jogo em que o Atlético venceu Boa Esporte, de Varginha, por 4 a 0. Vários torcedores que foram ao estádio movimentaram a campanha. As unidades da Hemominas contabilizaram, desde o início da “Torcida Doadora”, 24.027 torcedores doadores que compareceram em todo o Estado para doação de sangue.
O doador da unidade de Divinópolis Ian Matheus Ramalho diz que apesar de torcer pelo Corinthians, em Minas Gerais ele é apoiador do Galo e está incentivando a campanha. “Achei interessante a campanha, pois incentiva a paz nos estádios e principalmente a doação de sangue. Sou corintiano, mas curto o Galo da Massa”, afirma.
Alguns cruzeirenses de São João del-Rei também compareceram na unidade da Fundação Hemominas da cidade para realizarem o ato solidário da doação e ajudarem na divulgação da campanha. Segundo os torcedores “Sangue Azul”, eles sempre estão presentes no time da solidariedade.
A torcedora do Galo de Diamantina, Jusceni Nunes Damaceno, apoia o incentivo à solidariedade. “A Campanha da Torcida Doadora incentiva o ato da solidariedade com a paixão do brasileiro pelo futebol. Sou atleticana e desde pequena tenho interesse em doar, por influência do meu pai. Agora que tenho 18 anos e sou doadora”.
O registro acumulado nessa semana mostra que o time celeste segue em primeiro lugar, somando 12.353 doadores, chegando a 51,4% dos participantes. O Atlético contabilizou 9.810 e soma 40,8% das doações; e o América totalizou 509 torcedores doadores, ficando com 2,1% das doações de sangue direcionadas à campanha.
O Tupi acumulou 2,5% das doações de sangue nessa semana. O Boa Esporte de Varginha obteve 0,8% das doações de sangue na campanha. Os amantes da Caldense chegaram à marca de 0,7% no registro e os torcedores do Nacional totalizaram 0,3% das doações.
O Villa Nova somou 0,2% de torcedores doadores no período. Já os torcedores do Araxá chegaram a 0,4% e os amantes do Guarani obtiveram 0,3%. Os torcedores do Tombense e América de Teófilo Ottoni terminaram a apuração com 0,2% dos apoiadores que compareceram na Hemominas para doações de sangue.