Júnia Cioffi, presidente da Hemominas, e Geraldo Luiz Moreira Guedes, vice-presidente, durante assinatura do termo de posse do vice-presidente

O médico Geraldo Guedes tomou posse, em 26 de maio de 2015, no cargo de Vice-Presidente da Fundação Hemominas, durante a reunião da direção da instituição.

Aposentado como professor da UFMG há dois anos, Geraldo Guedes fixou residência em sua cidade natal, Juiz de Fora e é pai de cinco filhas. O professor possui extensa lista de contribuições para a Política Nacional de Saúde e a consolidação do Sistema Único de Saúde. Entre elas, foi um dos relatores da 8ª Conferência Nacional de Saúde, em 1986; consultor do Ministério da Saúde, no início dos anos 2000, no programa Reforsus para Minas Gerais e Rio de Janeiro; professor do Departamento de Medicina Preventiva da Escola de Medicina da UFMG e, atualmente, tutor do programa ‘Mais Médicos para o Brasil’. “Para quem viveu o período pré-SUS e viu o SUS nascendo, vê hoje como o sistema de saúde se desenvolveu e está melhor, tanto na ponta, quanto no processo que envolve gestão, planejamento. O SUS cresceu muito”, afirmou Guedes. O Vice-Presidente comentou também sobre suas múltiplas experiências, como prestador de serviços para a FUNED até 1989; como Pró-Reitor de Extensão da UFMG (1986/90); como Chefe do Departamento de Medicina Preventiva e Social da UFMG e como ex-presidente do CRMMG (2002/04).

Com formação em Clínica Médica e doutorado em Saúde Pública, Guedes registrou que, quando estudante, viveu o “horror” na hemoterapia, “quando as pessoas vendiam essa parte de seu corpo” (sangue, grifo da redação). Guedes acompanhou de perto a luta de alguns para a melhoria da hemoterapia, particularmente o Betinho, de uma família de hemofílicos. “Conheço esse lado, a valorização da hemoterapia, vanguarda na Saúde, com pessoas comprometidas. Infelizmente, nem todas as áreas da Saúde tiveram esse apelo, essa ênfase. Acredito no SUS e agora vou me dedicar à gestão na política de sangue”, disse o vice-presidente da Hemominas Geraldo Guedes.

Sobre os procedimentos de gestão, ele ressaltou a importância da reunião semanal da direção que “afina as ações” e seu desejo de somar com ingredientes de saúde pública à Hemominas. Guedes destacou o alinhamento com a equipe de Saúde do governo estadual, salientando as características profissionais e experiência dos médicos Fausto Pereira dos Santos e Helvécio Magalhães na construção do SUS, nas negociações e no discurso integrador. Geraldo Guedes também comentou sobre as abordagens negativas predominantes na mídia sobre o SUS e a relação com a política: “não se faz política se não tiver gente batendo. Política é a arte de negociar, tem que ter oposição”, afirmou Guedes. 

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar