A presidente da Fundação Hemominas, Júnia Cioffi, e a assessora da Diretoria Técnico-Científica da instituição, Raquel Delgado, participaram no dia 5 de abril de uma reunião no Rio de Janeiro sobre a elaboração e oferta de um curso a distância para formação e atualização de responsáveis técnicos de agências transfusionais. Além da Fundação Hemominas, contribuem com o projeto os hemocentros de Campinas, Ribeirão Preto e da Capital paulista, Pró-Sangue. A iniciativa do curso é da Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde e da Escola Nacional de Saúde pública da Fiocruz (ENSP).

Nessa primeira reunião ficaram definidos os grupos de trabalho que irão desenvolver a ementa do curso, o cronograma e as atividades com o apoio do Núcleo de Tecnologia e Logística em Saúde da Fiocruz. A expectativa é que, ainda este ano, o curso a distância possa ser oferecido aos profissionais médicos que desejem se tornar referência técnica para agências transfusionais.

Na opinião de Júnia Cioffi essa iniciativa poderá melhorar muito a qualidade da hemoterapia nacional e vem atender a uma demanda antiga da área. “Esse momento é de definição do conteúdo programático, da carga horária adequada e outros aspectos importantes para a certificação pela ENSP/Fiocruz, como a participação dos profissionais da hemorrede nacional na tutoria do curso”, salienta Júnia Cioffi.

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar