Para dar início às comemorações do mês do Doador Voluntário de Sangue, o Hemocentro Regional de Juiz de Fora promove neste sábado (9/11), o desfile “Doação de Sangue Sempre na Moda”. O evento acontecerá às 11h na rua Mister Moore, centro, com o desfile de peças temáticas produzidas pelos alunos do segundo período de Design de Moda, da Faculdade Estácio de Sá.
Em sua segunda edição, o desfile temático tem o objetivo de chamar a atenção das pessoas para a causa da doação de sangue. Segundo Paula Castro, professora do curso de Design de Moda, o tema deste ano é cooperação: “O desfile terá 15 looks em tecido de algodão cru para que, durante a apresentação, outras pessoas façam uma intervenção nas peças. Cada intervenção será uma surpresa para quem estiver assistindo”, informa.
Outras atividades comemorativas estão programadas para a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue, que acontece de 25 a 30 de novembro.
Quem pode doar
De acordo com a legislação federal de hemoterapia, podem doar sangue cidadãos com boa saúde, idade entre 18 e 67 anos. Os candidatos devem pesar acima de 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não ter tido hepatite após os 11 anos de idade, e que não tenham doença de Chagas. Jovens com 16 e 17 anos, somente poderão se candidatar à doação de sangue com a presença dos responsáveis legais ou autorização dos responsáveis com firma reconhecida em cartório, cujo modelo de autorização está disponível no site http://www.hemominas.mg.gov.br/hemominas/menu/cidadao/doacao/regulamento_nova_legislacao.html .
A idade máxima para a primeira doação de sangue é de 60 anos. Os candidatos, que já tiverem doado pelo menos uma vez antes dos 60 anos, poderão doar até a idade de 67 anos.
Para mais informações sobre os critérios para doação de sangue, ligue 155 ou acesse http://www.hemominas.mg.gov.br/hemominas/menu/cidadao/doacao/outras_condicoes_doacao
Manter a saúde para doar sangue
Previna-se contra a gripe: lave as mãos frequentemente com água e sabão, principalmente após tossir ou espirrar; ao tossir ou espirrar, cubra a boca com a parte interna do braço; não compartilhe alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal; evite ambientes fechados e com aglomeração de pessoas; nunca use medicamentos sem orientação médica. Em caso de suspeita de gripe, procure seu médico ou a unidade de saúde mais próxima.
Agência Minas, acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais no Flickr