Com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da doação de sangue e marcar o Dia Mundial do Doador de Sangue, 14 de junho, a Fundação Hemominas apresenta a campanha “Marque um gol de placa, doe sangue”, às 9h30 desta sexta-feira, no Hemocentro de Belo Horizonte, Alameda Ezequiel Dias, 321.
Por meio de parcerias, a campanha, com várias peças publicitárias, tem como destaque o jogador da Seleção Brasileira Frederico Chaves Guedes, mais conhecido como Fred. Segundo Helen Dupin, responsável pelo setor de Captação de Doadores do Hemocentro de Belo Horizonte, a campanha “faz parte de ações do Hemocentro de Belo Horizonte com o objetivo de reforçar o estoque de hemocomponentes para o período da Copa das Confederações, além de nos ajudar no período de inverno, pois com a queda nas temperaturas sempre constatamos uma queda também no comparecimento dos doadores de sangue”, afirma.
"Quando me convidaram para participar da campanha, aceitei prontamente. Doar sangue é um gesto simples e que pode salvar muitas vidas. Já fizemos algumas campanhas semelhantes no Fluminense e sei o quanto é importante, especialmente nessa época do ano, ações como essa. Fico honrado por participar dessa campanha e por ter meu nome lembrado em algo tão bacana”, diz Fred, atacante da Seleção Brasileira e do Fluminense.
Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue
O Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue é promovido pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O tema deste ano é “Dê um presente de vida: Doe sangue”. De acordo com a instituição, o tema escolhido não apenas lembra que os doadores salvam vidas, mas também que ajudam pacientes a viverem mais e com mais qualidade de vida.
Segundo a OMS, 92 milhões de pessoas doam sangue ao ano no mundo e 62 países coletam 100% de sangue de doadores voluntários. A meta da OMS para 2020 é que todos os países possuam 100% de doadores voluntários de sangue.
Quem pode doar
Segundo a Portaria 1.353/2011 do Ministério da Saúde, podem doar sangue cidadãos com boa saúde, idade entre 18 e 67 anos. Os candidatos devem pesar acima de 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não ter tido hepatite após os 11 anos de idade, e que não tenham doença de Chagas. Jovens com 16 e 17 anos, somente poderão se candidatar à doação de sangue com a presença dos responsáveis legais ou autorização dos responsáveis com firma reconhecida em cartório, cujo modelo de autorização está disponível no site http://www.hemominas.mg.gov.br/hemominas/menu/cidadao/doacao/regulamento_nova_legislacao.html
A idade máxima para a primeira doação de sangue é de 60 anos. Os candidatos, que já tiverem doado pelo menos uma vez antes dos 60 anos, poderão doar até a idade de 67 anos.
Para mais informações sobre os critérios para doação de sangue acessar http://www.hemominas.mg.gov.br/hemominas/menu/cidadao/doacao/condicoes_doacao ou ligar para o 155.