Inauguração do Pace: expectativa é atender a 50 candidatos à doação a cada coleta - Fotos: Adair Gomez

Na manhã desta quinta-feira (15/12), a Fundação Hemominas, em parceria com a Prefeitura Municipal, inaugurou o Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) Dr. Fernando Eugênio Pires do Prado, em Varginha, no Sul de Minas. O objetivo é possibilitar a ampliação do número de candidatos à doação de sangue, devido à proximidade, segurança e conforto proporcionado ao doador - a expectativa é atender a 50 pessoas a cada dia de coleta.

Secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti:
Secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti: "Hemominas é o melhor hemocentro do país e conta com tecnologia de ponta" - Fotos: Adair Gomez

Referindo-se à doação de sangue como um ato de amor, o Secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, destacou: “Quem senta na cadeira de doação não sabe para quem vai o sangue e essa é a forma mais universal de salvar alguém”, afirmou. Baccheretti salientou, ainda, que a Hemominas é o melhor hemocentro do país e conta com tecnologia de ponta. Entre as inovações, distinguiu o processo de inativação de patógenos, uma técnica que, no Brasil, apenas a Fundação aplica.

Por sua vez, a presidente da Fundação Hemominas, Júnia Guimarães Mourão Cioffi, falou sobre a importância da solidariedade - primordial para a doação de sangue. “O Pace é uma forma de ter uma unidade mais próxima dos doadores”, afirmou. Júnia explicou que o fato de a Hemominas operar em rede facilita o gerenciamento do estoque de sangue, possibilitando que as bolsas de sangue sejam transportadas de uma região para a outra. Na sequência, a presidente convidou todos os profissionais que atuarão no Pace a receberem os cumprimentos e agradecimentos, devido à importância da atuação de cada um para a eficiência dos trabalhos prestados à população.

Também o prefeito de Varginha, Vérdi Lúcio Melo, afirmou que a implantação do Pace foi uma demanda prioritária para a prefeitura e agradeceu a todos os profissionais da Hemominas que treinaram a equipe responsável pelo atendimento aos doadores no Pace. Por sua vez, o Secretário Municipal de Saúde, Armando Fortunato Filho, acentuou a importância da implantação do Pace para o atendimento aos hospitais da região.

Júnia Cioffi, presidenta da Hemominas:
Júnia Cioffi, presidente da Hemominas: "O Pace é uma forma de ter uma unidade mais próxima dos doadores” - Fotos Adair Gomez

Júlio Fais, funcionário da prefeitura de Varginha e doador de sangue frequente, contou que começou a doar sangue há cerca de 20 anos, quanto atuou no Tiro de Guerra. Desde então não parou mais de doar: ele já precisou receber uma transfusão de sangue e sabe bem o quanto a doação voluntária é essencial para a manutenção da vida. Ele sempre exerceu o ato solidário no Hemonúcleo de Poços de Caldas e, agora, poderá doar em Varginha.

Impossibilitado de comparecer à solenidade, o governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema, enviou um vídeo que foi transmitido a todos os presentes. Agradecendo a todos os envolvidos, Zema destacou a importância da doação voluntária de sangue e de quanto a implantação do Pace em Varginha é uma demanda importante.

O Posto Avançado de Coleta Externa, que atende a antiga reivindicação da população, vai funcionar inicialmente uma vez por semana, no seguinte endereço: Avenida Maria Rezende Braga, Nº 55, Bairro Vila Verde. A previsão é que a primeira coleta seja no dia 11 de janeiro de 2022.

Sobre o PACE

O PACE tem uma estrutura semelhante a uma Unidade de Coleta da Hemominas e funciona em datas e horários pré-definidos duas (2) ou quatro (4) vezes por mês. Essa nova modalidade de realização de coleta acontece por meio de um Termo de Cooperação entre a Fundação Hemominas e a Prefeitura / Secretaria de Saúde dos municípios com mais de 50.000 habitantes.

Pace Varginha: instalações confortáveis para atender os doadores - Fotos: Adair Gomez
Pace Varginha: instalações confortáveis para atender os doadores - Fotos: Adair Gomez

A denominação do PACE é uma homenagem ao médico nefrologista, escritor, poeta e músico natural de Varginha, Fernando Eugênio Pires do Prado. Formado pela Faculdade de Medicina de Barbacena, concluindo o seu curso em 1984, de volta à cidade natal implantou diversos serviços de atenção à saúde. Entre eles, a NEFROSUL, clínica em que ocupou o cargo de diretor clínico até seu falecimento.

Ainda, junto a outros médicos, participou da estruturação e instalação do primeiro Centro de Terapia Intensiva da cidade, sediado no Hospital Regional do Sul de Minas, sendo também membro titular da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO). Outra atuação foi como médico coordenador do CTI do Hospital Regional e médico intensivista do Hospital Humanitas.

Gestor responsável: Assessoria de Comunicaçao Social

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar