Na manhã desta quinta-feira (15), teve lugar no Halll da prefeitura de Betim uma campanha para cadastramento e promoção da doação de sangue, promovida pelo Projeto Vida por Vidas, em parceria com a Fundação Hemominas e o Grupo Cooperativo Ibero-americano de Medicina Transfusional (GCIAMT).
Cerca de 80 candidatos à doação de medula óssea e outras 40 pessoas candidatas à doação de sangue compareceram ao local para efetuar o cadastro e agendar a sua doação. Uma equipe da unidade da Hemominas consolidou a ação.
De acordo com o gerente administrativo da Unidade de Betim, Tonimar Dias do Carmo, o evento superou as expectativas: “Conseguimos cadastrar vários candidatos à doação de medula óssea e agendamos vários possíveis doadores”, comemorou.
Segundo Tonimar, esta é a segunda vez que o Grupo Vida por Vidas realiza essa campanha em Betim, que ganha mais adesão a cada edição: “O coordenador do Vida por Vidas, Alessandro Vítor, além de doador, é um grande parceiro que divulga e apoia as causas da doação de medula e de sangue, trazendo muitos doadores. A ele só temos a agradecer. Por isso, representando a instituição e em nome da presidenta da Fundação Hemominas, Júnia Cioffi, a unidade de Betim entrega a ele, hoje, um diploma de Honra ao Mérito, em homenagem ao seu trabalho exemplar frente ao grupo, que tanto faz pela comunidade e pelas pessoas que salva, através da captação de doadores”, destacou.
Por sua vez, o coordenador do Projeto, Alessandro Vítor, agradeceu a homenagem e disse que o objetivo foi alcançado: “Estou muito honrado com a homenagem. Agradeço à Fundação Hemominas, à Unidade de Betim, aos parceiros que são padrinhos do Projeto Vida por Vidas. Então, estendo a homenagem a todos os doadores e aos meus parceiros que tanto contribuem para que possamos salvar cada vez mais vidas. Fizemos vários cadastros de candidatos à doação de medula óssea, bem como conscientizamos a comunidade sobre a necessidade da doação de sangue, principalmente em um momento crítico como o mês de dezembro, quando o período de férias e feriados afetam o comparecimento de doadores às unidades da Hemominas”, ressaltou ele.
Sobre o GCIAMT, cuja missão é propiciar e favorecer o desenvolvimento da Medicina Transfusional em benefício da saúde e bem-estar das populações, Alessandro Vítor informou que a ação envolveu vários países latino-americanos nesta jornada. Destacou, também, toda a estrutura montada no hall da Prefeitura para receber confortavelmente os doadores voluntários, bem como as outras atividades à disposição dos doadores: atendimento pelo grupo Agita Betim, realizando medição de pressão arterial e glicemia, exercícios de alongamento e atividades recreativas, e, ainda, a apresentação musical do cantor Hugo Guedes, que embalou os presentes com seu repertório de clássicos da MPB. “A parceria Hemominas, GCIAMT e Vida por Vidas configura a intenção de jamais desistir e continuar mostrando a importância das boas ações”, afirmou.
De acordo com a coordenadora de Enfermagem de Betim, Sheila Vieira, a unidade coleta uma média de 40 doações de sangue/dia: “O ideal seria um comparecimento em torno de 60 doadores a cada dia”, almeja.
O cadastramento dos candidatos à doação de medula ocorreu no local, e os interessados em doar sangue foram conduzidos à sede da Unidade de Coleta para os procedimentos necessários à doação. Durante todo o evento, houve distribuição de material informativo sobre os dois tipos de doação.
O evento teve a presença da vice-prefeita de Betim, Cleusa Bernadeth Lara Corrêa, da Miss Brasil Internacional, Lorena Soares e do multicampeão mundial de vôlei, Rogério Fernandes. Participaram também os atores do filme “Remanescentes - A Origem”, que estreia no próximo ano, com 20 atores betinenses e cenas gravadas na cidade, além da ONG Fio de Luz, que produz perucas gratuitas para pessoas em tratamento contra o câncer.