Para marcar o Dia do Paciente Hemominas (24/6), o Hemocentro de Belo Horizonte organiza nesta terça-feira (25/06) confraternização no Parque das Mangabeiras, localizado na rua Caraça, n°900, bairro Serra. O passeio acontece de 11h as 17h e reúne cerca de 50 pacientes da unidade que tratam de Hemoglobinopatias e da Coagulopatias.
Hemoglobinopatias e Coagulopatias
A hemoglobinopatia mais comum é a doença falciforme, uma das doenças genéticas com alta prevalência na população brasileira. No Estado, a Fundação Hemominas atende em seus ambulatórios, desde 1990, cerca de seis mil pacientes com doença falciforme. Os sintomas possíveis, além de uma anemia crônica, são disfunções no baço, queda de imunidade, deficiência no crescimento, alterações cardiovasculares, ósseas, renais, oftalmológicas, além do risco de sofrer acidente vascular cerebral (AVC), causando sequelas motoras e do desenvolvimento.
As coagulopatias hereditárias são representadas pelas hemofilias A e B. A maioria dos pacientes de coagulopatias hereditárias apresenta deficiência quantitativa ou qualitativa de um dos fatores da coagulação (fator VIII para a hemofilia A ou fator IX para a B). A deficiência de um desses fatores manifesta-se pela presença de sangramento espontâneo, em situações de trauma ou procedimentos cirúrgicos.
Programação
A programação da Semana do Paciente conta um passeio especial pelo Parque das Mangabeiras, além da realização de várias atividades.
Confira a programação completa do evento:
Semana do Paciente da Hemominas
25 de junho de 2013
11h – Almoço
Local: DREMINAS – Rua Rio Grande do Norte, n°237, bairro Santa Efigênia
12h30 – Saída da DREMINAS para o Parque das Mangabeiras
13h – Chegada ao parque. Início das atividades no teatro de arena
16h30 – Saída do Parque das Mangabeiras em direção à Fundação Hemominas Hemominas
Agência Minas, acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais no Flickr