Relatório anual mostra os impactos da utilização de plataformas da Google no Brasil - Fotos: Divulgação

A Fundação Hemominas foi uma das convidadas do evento da Google realizado em Brasília, no final de agosto, para o lançamento do relatório anual que mostra os impactos da utilização de plataformas da Google no Brasil.

A instituição mineira foi representada pelo gerente de Tecnologia da Informações e Comunicação, André Luiz Pereira, que falou aos participantes sobre o processo de desenvolvimento de um projeto, a ser lançado ainda este ano, com utilização da inteligência artificial por meio da ferramenta Google Cloud.

IA salvando vidas


  

A Fundação Hemominas, assim como vários hemocentros brasileiros, enfrenta diariamente o desafio de garantir os estoques de sangue necessários para atender com segurança a crescente demanda por hemocomponentes. A falta de tempo por conta do ritmo da vida moderna, bem como a desinformação sobre as condições para a doação dificultam a captação de doadores.

André Luiz Pereira, da Hemominas, anunciou o processo de desenvolvimento de um projeto sobre captação de doadores de sangue,, a ser lançado ainda este ano, utilizando IA por meio da ferramenta Google Cloud - Fotos: Divulgação
André Luiz Pereira, da Hemominas, anunciou o processo de desenvolvimento de um projeto sobre captação de doadores de sangue, utilizando IA por meio da ferramenta Google Cloud - Fotos: Divulgação

Para tentar contornar esse desafio, a Hemominas está implementando um projeto experimental que usa a inteligência artificial (IA) Google Gemini. “Criamos uma robô captadora de doadores de sangue, que atuará monitorando os estoques de sangue, a fim de calcular metas de captação. Baseada nessas metas, a assistente virtual irá propor e gerenciar campanhas de engajamento, contatando doadores de forma autônoma por meio de múltiplos canais integrados, como WhatsApp, site, aplicativo MGapp, email e chamadas telefônicas”, explica o gerente. O projeto ainda ambiciona aumentar o número de candidatos à doação e facilitar o processo, utilizando a IA para automatizar tarefas repetitivas, como agendamento de doações e respostas a perguntas frequentes.



Segundo André Pereira, “a robô captadora de doadores visa a aplicação do conceito de inteligência artificial a serviço da vida, pois quando estiver em pleno funcionamento, poderá melhorar a eficiência e a eficácia das campanhas de captação de sangue para a sociedade”.

Nesse sentido, a Hemominas estima que o projeto tem o potencial de salvar quase meio milhão de vidas anualmente, tanto direta quanto indiretamente. Como a tecnologia utilizada é aberta e replicável, poderá ser utilizado por outros hemocentros do país, ajudando a gerenciar o estoque de sangue de forma mais eficiente em toda a hemorrede.

Relatório 

O Relatório de Impacto Econômico do Google é realizadoAndrè  anualmente desde 2018 e considera estimativas de retorno de investimento em publicidade, a receita compartilhada pelas plataformas do Google com editores, criadores de conteúdo e desenvolvedores de aplicativos e os benefícios econômicos gerados para organizações a partir do uso das soluções de computação em nuvem. Os cálculos são realizados a partir de informações públicas e seguem metodologia similar à usada em outros países, como Austrália, Cingapura, Coreia do Sul, Japão e Nova Zelândia.

Conheça o relatório.

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social - ACS

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar