Neste Dia Mundial do Doador (14/06), a Fundação Hemominas abriu suas portas com muita música e atividades culturais para receber o doador de sangue. Para este ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu como tema “Todo doador de sangue é um heroi”. Segundo a OMS, o tema enfoca a ideia de que todos podem ser herois, doando sangue.

 

Robson Antônio da Costa pode ser considerado um herói. Morador de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, Robson, aos 43 anos, já realizou 79 doações. Hoje, ele compareceu ao Hemocentro de Belo Horizonte para fazer mais uma doação, desta vez de plaquetas.

“Nunca estive internado, nunca precisei de transfusão e agradeço a Deus. O que me motiva é pensar naqueles que estão nos hospitais, doentes, precisando de sangue”, afirmou o doador.

Plaqueta é um dos hemocomponentes do sangue e tem como principal função a coagulação sangüínea. Este hemocomponente é usado principalmente para o tratamento de pacientes com leuceminas, doenças oncológicas e hematológicas.

Através do método de aférese, o sangue é retirado da veia de um braço, passando por um equipamento especial que retém cuidadosamente parte das plaquetas. Em seguida, ele é devolvido ao doador através da mesma veia. A doação por aférese pode durar de 60 a 110 minutos e permite obtenção de uma quantidade de plaquetas equivalente a oito doações convencionais.

Também de Contagem, compareceu à Hemominas o motorista Wesley da Silva Fernandes. Surpreso com a movimentação no Hemocentro com o Dia Mundial do Doador, Wesley aproveitou as férias para realizar a doação de sangue. “A doação é um ato de amor. A gente doa hoje para quem precisa. Amanhã a gente pode precisar. É importante todos se conscientizarem sobre a importância da doação de sangue”, destacou.

O artista gospel Regis Danese causou emoção quando cantou para os doadores de sangue. “Hoje eu vivo uma situação que eu preciso de vocês, doadores. Minha filha faz tratamento de leucemia e necessita receber plaquetas. Estou aqui para incentivar a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Vocês estão salvando vidas”, disse emocionado.

Para a responsável pelo setor de Captação de Doadores da Fundação Hemominas, Hellen Dupin, o Dia Mundial do Doador é uma oportunidade para agradecer a todos que comparecem na Hemominas. “As pessoas que estão aqui doam sangue e tempo para aqueles que precisam sempre que solicitamos. É também uma oportunidade de conscientizar todos sobre a importância da doação de sangue para que todos se tornem futuros doadores”, afirmou.

  

Agência Minas, acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais  no Flickr 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar