A presidente da Fundação Hemominas, Júnia Cioffi, assinou nesta sexta-feira (29/11) a contratação de desenvolvimento de software para gestão do ambulatório e do laboratório da rede Hemominas. A empresa vencedora da licitação, iniciada em abril deste ano, é a MV Sistemas de Gestão em Saúde, agora contratada para a prestação desses serviços, cujo investimento público será de R$ 1,8 milhão. A empresa tem prazo até o final de julho de 2014 para finalização da implantação do sistema em 16 unidades da Fundação Hemominas no Estado.
A presidente da Fundação Hemominas mostrou-se otimista: “Esse sistema será essencial para dar continuidade às nossas atividades e contribuir para melhorar a qualidade do nosso serviço”, afirmou Júnia Cioffi. Já Fernando Basques, diretor Técnico-Científico da Fundação, ressaltou o cuidado com essa licitação, que optou por privilegiar a qualidade do software. Para o diretor, “a Fundação Hemominas atende quase 10% dos pacientes hemofílicos e 100% dos pacientes com anemia falciforme no Estado. Acredito que a empresa tem todas as condições para implantar o melhor software na maior rede de hemoterapia e hematologia do país”, concluiu Basques.
O novo software vai inovar na área do prontuário eletrônico com a certificação SBIS da Sociedade Brasileira de Informação em Saúde e, a partir de sua implantação e pleno funcionamento, vai substituir, com máxima segurança, os prontuários físicos ambulatoriais (pastas em papel). Também será imediato o acesso aos resultados de exames dos pacientes da Fundação Hemominas para os profissionais que atendem os pacientes e devem registrar as informações no prontuário. Segundo Mitiko Murao, hematologista e responsável pelos ambulatórios da Fundação Hemominas, o benefício será evidente: “Quando estivermos atendendo o paciente no ambulatório, durante a consulta teremos acesso aos resultados de exames realizados nos laboratórios da Hemominas, agilizando todo o processo”, completou Mitiko.
O gerente regional de serviços da empresa MV em Minas Gerais, Guilherme Gonzaga, disse que este é um projeto pioneiro e, como tal, exige grande esforço de ambas as partes. “É um grande prazer fazer parte desse projeto, trabalhando junto a uma instituição do porte da Fundação Hemominas, o que aumenta nossa responsabilidade”, afirmou. Guilherme salientou que a MV tem 25 anos, está presente em 23 estados brasileiros e em outros cinco países. “Queremos entregar mais que um software: um negócio, um relacionamento que resulte em equacionar problemas, mudando a cultura, com sinergia e integração”, acrescentou Gonzaga.
Na reunião, realizada na Administração Central da Hemominas, foram apresentadas as equipes que iniciam esse trabalho e que irão, por parte da MV e da Hemominas, manter o controle do cronograma e das etapas de desenvolvimento e implantação do sistema. Entre vários participantes técnicos e consultores, também estiveram presentes Maildes Junqueira, gerente de Tecnologia de Comunicação da Fundação; Luís Henrique Silva, gerente de Projetos da MV e a diretora de Atuação Estratégica, Kelly Nogueira.
Agência Minas, acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais no Flickr