A Fundação Hemominas marcou presença na solenidade de entrega da Medalha Juscelino Kubitschek, realizada nesta sexta-feira, 12 de setembro, em Diamantina (MG). A cerimônia, promovida pelo Governo de Minas Gerais, é uma das mais importantes homenagens do Estado, reconhecendo personalidades e instituições que contribuem para o desenvolvimento de Minas e do Brasil.

O governador Romeu Zema conduziu a entrega das medalhas aos agraciados. Entre os homenageados, o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, recebeu a Grande Medalha Juscelino Kubitschek, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à frente da saúde em Minas Gerais.

Na mesma ocasião, a ex-presidente da Fundação Hemominas, Júnia Cioffi, foi agraciada com a Medalha de Honra Juscelino Kubitschek. A homenagem representa o reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à frente da Hemominas, bem como pela sua notável contribuição para o desenvolvimento da hematologia e hemoterapia em Minas Gerais e no Brasil.

Equipe da Hemominas em visita ao Hemonúcleo de Diamantina - Foto: Luciene Queiroz

A atual presidente da Fundação Hemominas, Kelly Nogueira Guerra, esteve presente acompanhada de todo o Corpo Diretor da Instituição, para prestigiar a ex-presidente. “A presença da atual gestão da Fundação simboliza o respeito à trajetória da ex-presidente Júnia Cioffi e reafirma o compromisso institucional da Hemominas em seguir fortalecendo o legado construído ao longo de sua história”, destacou a presidente Kelly Nogueira Guerra.

Visita ao Hemonúcleo

Na oportunidade, a direção da Hemominas também visitou o Hemonúcleo de Diamantina, reforçando o compromisso com melhorias na unidade e na qualidade dos serviços prestados à população da região.

Implantado em 2003, as atividades do Hemonúcleo incluem o cadastro, a captação e triagem de doadores, coleta, fracionamento do sangue e distribuição de hemocomponentes para os estabelecimentos de saúde de Diamantina e municípios contratantes. No ambulatório da unidade são atendidos os pacientes portadores de anemia falciforme e hemofilias, e realizadas transfusões e sangrias terapêuticas. 

Mensalmente são feitas coletas externas de sangue nos municípios vizinhos, empresas ou faculdades, cujo objetivo é aumentar o número de doações, bem como divulgar as atividades do Hemonúcleo. Ainda, por meio de ações desenvolvidas em escolas da comunidade, outro programa - Doador do Futuro - investe na formação de futuros cidadãos conscientes da importância da doação de sangue. 

A área de abrangência do Hemonúcleo inclui 11 municípios dos Vales do Jequitinhonha e Rio Doce, prestando serviços de Assistência Hemoterápica e Agências Transfusionais. Atende a hospitais de Diamantina, Sabinópolis; Serro; Gouveia; Capelinha; Coluna; Berilo; Turmalina; Minas Novas; Rio Vermelho e Itamarandiba.

 

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar