A Fundação Hemominas recebeu, nesta quarta-feira (19/12), sete aparelhos Oxímetros doados pelo Blood Systems Research Institute (BSRI), Instituição norte-americana que apoia pesquisas relativas ao sangue e à segurança transfusional, com sede na Califórnia.

 

A presidente da Fundação Hemominas, Júnia Cioffi, recebeu a doação, em Belo Horizonte, juntamente com o diretor Técnico-Científico, Fernando Basques. Ela informou que “os aparelhos serão distribuídos nas unidades que apresentam o maior número de pacientes com doença falciforme”. Cada aparelho tem um custo aproximado de U$ 250.

“O Oxímetro é um aparelho que mede a saturação de oxigênio no sangue. A sua utilização é essencial no tratamento de pessoas com doença falciforme”, informou a pesquisadora e assessora internacional da Fundação Hemominas, Anna Bárbara de Freitas Carneiro Proietti, que recebeu a doação em Atlanta.

A doação foi realizada durante mais uma etapa de reuniões para o projeto “Retrovirus Epidemiology Donor Study”/ Falciforme III - REDS III, com foco na segurança transfusional, que aconteceu em Atlanta, Estados Unidos, no ínicio deste mês. O REDS é um estudo multicêntrico que envolve instituições americanas e brasileiras.

 

Doença Falciforme

A Fundação Hemominas é responsável pelo tratamento das pessoas portadoras de doença falciforme no Estado de Minas Gerais, com mais de 6 mil pacientes. O tratamento multidisciplinar está presente em 11 ambulatórios dos 16 que a instituição possui no Estado.

A doença falciforme é uma das doenças hereditárias mais comuns no Brasil e apresenta, já nos primeiros anos de vida, manifestações clínicas importantes, o que representa um sério problema de saúde pública no país. Em Minas Gerais, a doença falciforme foi incluída na triagem neonatal em 1998.

A doença é resultante de alteração genética caracterizada pela presença de um tipo anormal de hemoglobina denominada Hemoglobina S (HbS). Ela faz com que as hemácias adquiram a forma de foice (daí o nome falciforme), em ambiente de baixa oxigenação, dificultando sua circulação e provocando obstrução vascular.

As hemácias têm a função de carregar oxigênio para os tecidos, principal combustível para os órgãos. No caso da doença falciforme, pelo fato de as hemácias apresentarem a forma de foice, elas são destruídas precocemente, além de se agregarem e diminuir a viscosidade do sangue nos pequenos vasos do corpo. Com isso, ocorre lesão nos órgãos atingidos, causando dor, destruição dos glóbulos vermelhos, icterícia e anemia. 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar