A Fundação Hemominas em Juiz de Fora realiza amanhã (09/08) uma homenagem aos pais doadores de sangue. A ação acontece a partir das 8h30, na sala de espera da unidade, onde os candidatos à doação serão recebidos com um lanche especial.
Para marcar esta data, foram convidados os doadores que neste ano irão integrar a categoria de doadores “Diamante” – ou seja, que já realizaram mais de 50 doações. A intenção é que eles representem todos os pais que praticam a doação de sangue regularmente. Esses doadores também foram convidados a levarem os filhos para realizarem a doação, no caso de terem mais de 16 anos; ou receberem orientações sobre o tema, caso ainda estejam fora da faixa etária definida pelo Ministério da Saúde.
O gesto de doar sangue é muito importante para salvar a vida de pacientes em tratamento contra o câncer, queimados, acidentados, aqueles que vão passar por cirurgias ou portadores de doenças do sangue que exigem transfusão constante. Diante dessa necessidade, a Hemominas de Juiz de Fora estimular os pais a passarem essa experiência de solidariedade para seus filhos. Durante este mês, cerca de 2 mil doadores também vão receber em casa um convite para doação baseado na campanha do “Dia dos Pais”. O objetivo é que eles pensem nos pais que estão nos hospitais à espera da transfusão e compareçam para novas doações.
O Hemocentro localiza-se na Rua Barão de Cataguases, s/n, Centro, e recebe candidatos à doação de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h; e aos sábados, das 7h às 11h.
Segundo a Portaria 1.353/2011 do Ministério da Saúde, podem doar sangue cidadãos com boa saúde, idade entre 18 e 67 anos. Os candidatos devem pesar acima de 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não ter tido hepatite após os 11 anos de idade, e que não tenham doença de Chagas. Jovens com 16 e 17 anos, somente poderão se candidatar à doação de sangue com a presença dos responsáveis legais ou autorização dos responsáveis com firma reconhecida em cartório, cujo modelo de autorização está disponível no site www.hemominas.mg.gov.br.
A idade máxima para a primeira doação de sangue é de 60 anos. Os candidatos, que já tiverem doado pelo menos uma vez antes dos 60 anos, poderão doar até a idade de 67 anos.
Para mais informações sobre os critérios para doação de sangue acessar http://www.hemominas.mg.gov.br/hemominas/menu/cidadao/doacao/condicoes_doacao ou ligar para o 155.
Para doar sangue a pessoa deve ter e estar com boa saúde, portanto saiba como se prevenir contra a gripe:
- Lave as mãos frequentemente com água e sabão, principalmente após tossir ou espirrar;
- Ao tossir ou espirrar, cubra a boca com a parte interna do braço;
- Não compartilhe alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;
- Evite ambientes fechados e com aglomeração de pessoas;
- Nunca use medicamentos sem orientação médica;
- Em caso de suspeita de gripe, procure seu médico ou a unidade de saúde mais próxima.
Informações sobre gripe, acesse http://www.saude.mg.gov.br/gripe
Agência Minas, acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais no Flickr