“A Fundação Hemominas existe e é capaz de assegurar sangue aos pacientes devido aos doadores. Esta celebração é o mínimo que podemos fazer para agradecer a vocês que, voluntariamente, comparecem na instituição para compartilhar vida com outras vidas”. A fala da presidente da Hemominas Júnia Cioffi, durante a Solenidade Estadual do Doador Voluntário de Sangue, nessa quinta-feira (12), demonstra o reconhecimento e gratidão da instituição e dos pacientes a todos aqueles que estendem o braço nesse ato solidário de doar sangue: “Nós estamos aqui representando os pacientes que recebem tratamento e sobrevivem graças à transfusão sanguínea”, afirmou.
Este ano, a Hemominas em Juiz de Fora foi a unidade escolhida pela rede para sediar o evento estadual, que é itinerante. Durante o evento, o coordenador do Hemocentro Regional de Juiz de Fora, João Paulo Baccara, agradeceu à presidente Júnia Cioffi pela oportunidade de organizar a cerimônia. Foram homenageados 133 doadores na categoria Prata (que realizaram entre 25 e 34 doações), 48 doadores receberam o diploma Ouro (entre 35 e 49 doações) e 17 pessoas foram agraciadas com o diploma Diamante (mais de 50 doações efetuadas). Por sua vez, empresas, escolas e voluntários, parceiros da Hemominas no município, foram homenageados com certificados de Honra ao Mérito. Os diplomas foram entregues por servidores da Hemominas.
Doadores recebem diplomas na categoria Ouro - Divulgação Hemominas
A diretora técnico-científica da instituição, Maísa Ribeiro, lembrou que o sangue doado no município contribui para o atendimento da demanda transfusional de todo o estado de Minas Gerais. “Pessoas em diversas cidades de Minas recebem o sangue doado no hemocentro regional de Juiz de Fora. E isso ocorre graças ao gesto dos doadores da cidade e região.”
Além da presidente Júnia Cioffi, da diretora Técnico-científica Maísa Ribeiro e do coordenado do Hemocentro de Juiz de Fora João Paulo Baccara, a mesa solene teve a presença do vereador Júlio Obama Júnior, representando o presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora.
Francisco José da Silva, diplomado na categoria Ouro, comentou que é doador de sangue desde 1992, quando foi convidado por um amigo para realizar o gesto solidário. “Depois da minha primeira doação, compareço frequentemente ao Hemocentro. Incentivei minha esposa e meu filho, e hoje somos três doadores na família. Tenho orgulho de dizer que já doei sangue 35 vezes”, comemorou.
”Não há nada mais gratificante do que fazer algo para ajudar os outros. Doar sangue é doar vida”, afirmou Rogério Gonçalves, diplomado na categoria Prata, com 28 doações.
Os Médicos do Barulho, associação sem fins lucrativos que busca levar alegria a pacientes hospitalizados, além de serem homenageados com diplomas de Honra ao Mérito, foram responsáveis por divertir os presentes.
A Solenidade Estadual do Doador Voluntário de Sangue ocorreu no Hotel Green Hill, na Avenida Deusdedit Salgado, 4351, bairro Salvaterra, Juiz de Fora.
Doadores recebem diplomas na categoria Diamante - Divulgação Hemominas
Solenidade oficial
Desde 1991, a Fundação Hemominas homenageia os doadores de sangue fidelizados com a entrega de diplomas, de acordo com o número de doações realizadas. A partir de 2007, iniciou-se o ciclo itinerante do evento, com o objetivo de valorizar o trabalho dos servidores da rede, bem como agradecer o ato solidário de todos os doadores das unidades de coleta de sangue no estado, integrantes da rede Hemominas.
Galeria de Imagens
Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social
Em mais de 20 anos de atuação, o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em HTLV (GIPH), publicou 71 artigos científicos; foram concluídos 27 mestrados e 13 doutorados e publicadas seis edições do Cadernos Hemominas com as pesquisas em HTLV.