Palestra do Dr Luís Fernando da Silva Bouzas, no Hotel Bristol, em Belo Horizonte, durante Encontro de captadores da Rede Hemominas
A palestra “O Processo do Redome e a Situação atual do Registro” foi proferida pelo Dr Luís Fernando da Silva Bouzas, em BH. Terceiro maior Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) do mundo, superado apenas pelos Estados Unidos e pela Alemanha, o Brasil busca investir na fidelização dos candidatos à doação de medula óssea. O tema foi abordado pelo coordenador do Redome, Dr Luís Fernando da Silva Bouzas, durante Encontro de Captadores da Rede Hemominas. “Investir na fidelização do cadastro nacional significa ter todos os dados atualizados dos candidatos, além da conscientização da importância dessa ação voluntária”, explica Bouzas.

O Brasil tem 99,5% dos candidatos à doação de medula óssea com os exames de compatibilidade realizados, ou seja, disponíveis para uma busca completa. Os registros nacional e internacional são os grandes aliados para os pacientes que precisam de transplante, além dos bancos de sangue de cordão umbilical, pois com “as famílias reduzidas – menos números de filhos, é possível mesmo contar com os bancos de dados, formados pelos doadores voluntários”, esclarece Bouzas.

Nos dez últimos anos – 2004/2014, segundo dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), o Brasil aumentou em mais de 450% o número de pacientes que receberam transplante de medula óssea.O Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea, maior banco em investimentos públicos, participa do Bone Marrow Donors Worldwide (BMDW), banco de dados que reúne informações de registros de doadores de medula de 53 países, totalizando 75 bancos registrados. Para cordão umbilical, são 36 países com 53 bancos.

O objetivo é aumentar as chances de encontrar doadores para pacientes que precisam do transplante. No site do BMDW é possível saber se há doadores para os pacientes e onde estão localizados no mundo. “A entrada do Redome significa uma diversidade genética importante para os pacientes em busca de doadores”, afirma Bouzas.

“Doadores de Medula Óssea Worldwide está comemorando um marco importante: 25 milhões de pessoas estão atualmente cadastrados como potenciais doadores de medula, em todo o mundo: este número recorde de membros do registro dá maior esperança para pacientes com câncer de sangue, cuidadores e profissionais de saúde em todo o mundo”, informa o site www.bmdw.org. “A meta é de 30 milhões de candidatos à doação, até 2017”, completa Bouzas.

Também exercendo o cargo de diretor do Centro de Transplante de Medula Óssea (Cemo) / Instituto Nacional de Câncer (Inca), vinculado ao Ministério da Saúde, Bouzas garante que “o Brasil tem muitos doadores, não encontrar um doador pode ser falta de informação ou fluxo (encaminhamento) incorreto. Alguns pacientes que precisam do transplante não estão inscritos para encontrar um doador”. Por meio do Redome, “a probabilidade preliminar de um paciente brasileiro encontrar um doador é de quase 90% e a curva de sobrevida é a mesma dos transplantes realizados nos EUA e Europa”, acrescenta o doutor.

Fernando Basques, diretor técnico-científico da Fundação Hemominas, alertou que é imprescindível que “o candidato à doação de medula óssea entenda que, ao se cadastrar no Redome, sua doação, quando compatível com algum paciente, poderá ser para brasileiro ou pessoa de outra nacionalidade”. Há 12 anos, foi construída uma imensa rede internacional de colaboradores, proporcionando mais chances para os pacientes.

Na programação do Encontro de Captadores, que reuniu 35 profissionais da Rede Hemominas, nos dias 23 e 24 de setembro, foram apresentados experiências das equipes de captadores, tais como: A realização de coletas externas como estratégia de manutenção de estoque, Vencendo barreiras para realizar a captação de doadores, Cetebio, Doador do Futuro e utilização das Redes Sociais.

No site da Fundação Hemominas (www.hemominas.mg.gov.br), o cidadão encontra informações sobre a doação de sangue e também sobre o cadastramento de candidatos à doação de medula óssea e, para maior conforto do candidato, a doação de sangue pode e deve ser agendada, através do site ou do telefone 155- opção 8. Para a realização do transplante, o paciente recebe inúmeras transfusões de sangue.



Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar