Desenvolvido pela Prodemge, o layout da página inicial inova nas cores, apelos visuais, interatividade, mudança requerida pelos novos recursos e tecnologias que surgiram desde 2015, quando foi reformulado pela primeira vez.
Para a publicitária da Hemominas, Monique Xavier, a inovação “é muito bem-vinda: “O novo site da Fundação trouxe mais praticidade e modernidade para o público que navega pela WEB. Visualmente, destaco os recursos do banner principal. Com uma identidade visual padronizada, utiliza animações, textos breves e links diretos para a informação enfocada”.
Segundo André Pereira, responsável pela Gerência de Tecnologia da Informação e Comunicação da Fundação, a estética anterior foi um avanço, mas era preciso contemporanizá-la. Agora, sendo mais esteticamente atraente, espera-se que o acesso ao site aumente e mais pessoas possam obter informações sobre a Hemominas, seus produtos e serviços. Espera-se, também, amplificar o engajamento e a transparência aos doadores, pacientes, contratantes e demais cidadãos. Outra melhoria foi a atualizaçao do JOOMLA, software livre que sustenta o portal, em consonância com as medidas de segurança tomadas pela instituição. Em breve, a intranet também passará por uma renovação.
Também a designer da Prodemge, Júlia Duarte de Paula, considera: "O desenvolvimento do novo layout permitirá, além da inovação, a ampliação na qualidade e eficiência do site Hemominas. Os usuários terão mais facilidade de interagir com a interface, tornando a navegação mais intuitiva, eficaz, atendendo suas necessidades quando acessar o portal". Sua opinião é secundada por Marcos Fábio, que atuou nos ajustes do código: "Toda melhora nos portais que atendem ao público, em geral, deve conter informações legíveis e usabilidade facilitada para todos; isso o Portal Hemominas oferece hoje, com competência e responsabilidade referendados nos padrões de qualidade mundiais, além de atender todas as possíveis plataformas existentes no mercado, como por exemplo, o smartphone."
Por sua vez, o analista da Gerência de Sistemas Diversos (GSD) da PRODEMGE, Vitor Reis, considera: “A inclusão de novos recursos no site Hemominas tornará o portal mais dinâmico. Com uma maior flexibilidade para os editores divulgarem conteúdos, a instituição terá a capacidade de oferecer uma experiência digital mais atualizada, principalmente para os cidadãos que acessam e interagem com o site através de dispositivos móveis”.