A iniciativa faz parte das comemorações em homenagem ao Dia do Servidor, a ser celebrado no próximo dia 28. Durante todo o mês, a Hemominas está promovendo uma programação especial alusiva à data, em todas as suas unidades. O coral, que interpretou músicas sacras, populares e contemporâneas, apresentou-se no prédio da Administração Central, no bairro Santa Efigênia, e, em seguida, no Hemocentro de Belo Horizonte (HBH).
Regido pela maestrina Iara Frickematte, e pela regente assistente, Riane Menezes, o coral recebeu as boas-vindas da presidente da Hemominas, doutora Júnia Cioffi: “Para nós, é uma honra receber um coral conhecido, renomado e talentoso como este. Tenho certeza de que todos os servidores se sentirão muito felizes com este presente” disse.
A exibição no HBH contemplou também os doadores de sangue que aguardavam atendimento no Hemocentro. A apresentação ocorreu na sala de triagem clínica, com a presença de muitos doadores que se emocionaram com a beleza das vozes e cantos do coral. “Apresentação linda, sou apaixonado por música, pelos vocais. Valeu a pena ficar mais um pouco, nem senti o tempo passar”, disse o doador Renato Cardoso. “Maravilhoso! Já conheço o coral e seu canto aliviou o coração de todos; ficamos todos de alma leve”, completou a doadora Marly Braga. Já Lara Arantes, que acompanhava uma amiga doadora, gostou tanto da apresentação, sentindo-se até animada a seguir o exemplo: “Maravilhoso, nunca tinha visto e me estimula a assistir mais e até a cantar em coral”, afirmou.
Os servidores agradeceram a bela homenagem e também elogiaram muito o desempenho dos artistas do coral. “Foi muito bonito e uma atividade relaxante para doadores e servidores, além de promover interatividade. Pena que muitos servidores não puderam participar – a maioria estava trabalhando nos laboratórios, sem poder se ausentar do local”, disse a gerente técnica do HBH, Laíz Marzano.
Aline Gonzales Lemos, atendente do cadastro de doadores, também elogiou a apresentação do coral e agradeceu a homenagem. “Foi uma apresentação emocionante, a primeira vez que assisti ao Ars Nova e espero ver de novo. Fez-me refletir sobre a importância do conjunto, da unidade e da harmonia e o quanto o resultado pode ser maravilhoso. E a mesma coisa pode acontecer com a gente em nossas atividades, se trabalharmos em grupo, em equipe, e mesmo nas nossa vidas e família. Se há harmonia, tudo fica perfeito”, afirmou.
Ars Nova
Criado em 1959, o Ars Nova-Coral da UFMG é o grupo de música coral brasileiro em atividade que mais recebeu prêmios no país e no exterior. Regido pela maestrina Iara Fricke Matte, é o coro oficial da Universidade Federal de Minas Gerais e foca seu repertório em obras dos períodos renascentista, barroco e contemporâneo. A proposta central do grupo é promover o acesso e a divulgação da arte de música coral, além de incentivar a composição musical contemporânea.
Em 2016, o grupo foi o vencedor do Troféu JK de Cultura e Desenvolvimento de Minas Gerais na categoria Música Coral e terceiro lugar na categoria coro misto no 34º Festival Internacional de Música de Cantonigròs, na Espanha.