Estudantes de Belo Horizonte e Região Metropolitana de Belo Horizonte em confraternização no HBH  para comemeorar resultados da gincana doador do futuro

A 4ª Edição da Gincana Doador do Futuro, iniciada em 22 de agosto no Hemocentro de Belo Horizonte, terminou na última sexta, 2 de dezembro. O programa contempla uma proposta multidisciplinar, na qual os membros da comunidade escolar, em parceria com pais e alunos, atuam na mobilização social quanto à importância da doação de sangue para a saúde pública, além de abordar questões como a responsabilidade social. Nesse encerramento e premiação estiveram presentes cinco escolas e 120 participantes.

O projeto-piloto Doador do Futuro, lançado em 1987 durante o XIV Congresso do Colégio Brasileiro de Hematologia, visava, a princípio, as crianças matriculadas no ensino fundamental de uma escola particular de Belo Horizonte. O propósito era sensibilizar a população sobre a importância da doação de sangue, por meio de palestras e cartazes produzidos pelas crianças. Atualmente o programa busca estimular nestes jovens cidadãos a consciência e responsabilidade quanto à doação para, no futuro, tornarem-se doadores em potencial.

Segundo Ana Carolina Ferreira, uma das responsáveis pelo evento, a ação promovida pelo Setor de Captação do Hemocentro de Belo Horizonte “tem o intuito de divulgar, articular e estabelecer conexão com a Rede de Educação tendo como finalidade fidelizar doadores de sangue”. Durante a Gincana foram realizadas palestras e Hemotur com os alunos participantes, reunião com os organizadores e encaminhamento de candidatos à doação de sangue, entre 26 de setembro e 1º de dezembro, nas unidades do Hemocentro de Belo Horizonte, Shopping Estação, Unidade de Coleta do Hospital Júlia Kubitschek e Betim. Além da criação da página do Facebook com o nome da equipe e produção de um vídeo com a música “Cedo ou Tarde”, da banda NX Zero.

As escolas de Belo Horizonte e região metropolitana contribuem para a conscientização e fidelização da comunidade, ampliando a ideia de doar sangue e posteriormente agregando-a ao processo de ensino e aprendizagem. Participaram da Gincana: a Escola Estadual José Elias, de São José da Lapa, “Equipe coletores”; a Escola Estadual Machado de Assis, de Vespasiano, “Equipe Sangue Bom”; a Escola Estadual Doutor José Roberto de Aguiar, de Contagem, “Equipe Zé Beto”; a Escola Estadual Barão do Rio Branco, de BH, “Equipe Barão Vermelho”. Também de Belo horizonte as escolas: Instituto Neusa Dutra, “Equipe Esquadrão Sanguíneo”; o Colégio Educar, “Equipe Eduglobina”; o Colégio Getsêmani, “Equipe Hemoge” e a Escola Americana de Belo Horizonte, “Equipe Gaviões Sangrentos”.

A confraternização foi realizada no último dia da Gincana, 2 de dezembro, às 14h, no estacionamento do Hemocentro de Belo Horizonte (HBH). As equipes vencedoras receberam um troféu simbólico alusivo ao evento, de acordo com alguns critérios. A “Equipe Coletores” venceu pelo maior número de envio de candidatos à doação de sangue e pelo maior número de acertos no questionário sobre a Doação de Sangue realizado no dia da confraternização. A “Equipe Zé Beto”, pelo maior índice de curtidas na página do Facebook, e com a melhor avaliação do vídeo produzido com a música da Banda NX Zero, a vitoriosa foi a “Equipe Eduglobina”.

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar