-
Notícias
-
Ações e Programas
O treinamento de captadores hospitalares de doadores de sangue foi promovido pelo Hemocentro Regional de Juiz de Fora, na última quinta-feira, 27 de abril, no auditório da instituição. O evento é realizado todos os anos com os profissionais de saúde dos hospitais conveniados com a Unidade e que são atendidos por ela.
O objetivo é orientar os participantes sobre a importância das ações de conscientização e captação de doadores para que não falte sangue para os pacientes. Além dessa proposta, a capacitação atualiza o conhecimento de todos sobre o trabalho e os procedimentos ligados ao processo de doação de sangue, bem como sobre possíveis mudanças na legislação que rege a Política Nacional do Sangue no Brasil.
Por tratar-se de responsabilidade e dever de todos os envolvidos com a causa da doação, a Fundação Hemominas acredita que ações como essa podem contribuir para que a tarefa diária de conquistar cada vez mais doadores de sangue, possam ser realizadas com mais eficiência e embasamento para sensibilizar o público quanto a esse dever de cidadania.
O Hemocentro Regional de Juiz de Fora atende a 27 cidades da região, o que abrange 57 hospitais, além do atendimento dos pacientes que recebem sangue no próprio Hemocentro, por não haver a necessidade da internação. Conforme esclarece Thaysi Ribeiro Melo, assistente social do Setor de Captação e Cadastro de Doadores Voluntário de Sangue e Medula Óssea da Hemominas e uma das organizadoras do evento, “o treinamento é muito importante para tirar dúvidas, apresentar caminhos e estratégias de mobilização e para atualizar as informações referentes ao tema proposto." Para ela, é sempre bom colocar o tema doação de sangue em pauta para que o público, de modo geral, desperte para o quanto é importante doar sangue e, assim, garantir o atendimento tranquilo dos usuários que dependem de sangue para sobreviver."
A capacitação é um momento muito importante para se falar em doação de sangue, uma vez que a rede da Fundação Hemominas está registrando uma queda muito significativa no comparecimento de doadores, o que compromete os níveis ideais dos grupos sanguíneos e gera um estado de alerta no que diz respeito ao atendimento da demanda diária da instituição.
Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social
Adicionar comentário