“Asas de Minas” homenageia doadores de sangue na Hemominas
Notícias
Ações e Programas
“Asas de Minas” homenageia doadores de sangue na Hemominas
No Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, os doadores foram recepcionados pela Banda de Música da Aeronáutica “Asas de Minas” e compartilharam o lanche servido que incluiu refrigerante, suco, pipoca e cachorro-quente. Durante toda a semana, a Rede Hemominas, na capital e interior, promoveu diversas atividades em agradecimento aos doadores.
Caravana de Mariana registra sua solidariedade à doação de sangue e posa com a banda CIAAR - Foto - Adair Gomez
Caravanas de Conselheiro Lafaiete, Contagem, Itatiaiuçu, Maravilhas, Mariana, Piracema, Piranga, Ribeirão das Neves e Santa Bárbara fizeram as suas doações de sangue e participaram das festividades, com direito a cantar e dançar ao som de Garota de Ipanema, Trem Bala, My girl/Stand by me/I can see Clearly, Despacito e Frevo Mulher, músicas do repertório da Banda Asas de Minas.
Dentre os voluntários, Vantuir Teodoro de Souza, 54 anos, aposentado, comemorou o acolhimento. “Hoje, faço a minha 34ª doação de sangue. Sou Doador Ouro da Fundação Hemominas, onde sempre sou muito bem atendido. Venho de Itapecerica (Centro-Oeste de Minas), bem cedo, faço a doação e volto, no mesmo dia, para a minha cidade”.
Welinton Canazart, 42 anos, doador desde os 18 anos: todos deviam doar sempre - Foto: Adair Gomez,
Morador de Mateus Leme, Welinton Canazart, 42 anos, doador desde os 18 anos, se disse orgulhoso do seu Diploma de Doador Ouro, recebido recentemente: “A doação é uma ação que pode salvar vidas. As pessoas não deveriam doar só no dia 25 de novembro, mas ter o hábito de fazê-la frequentemente. Eu sei que o homem pode doar até quatro vezes por ano, e a mulher pode doar até três vezes”, exortou ele.
Asas de Minas
Criada em 1982, a Banda de Música Asas de Minas, do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), visa oferecer aos militares da Força Aérea suporte à interpretação de hinos e canções, auxiliar no adestramento da tropa e participar de formaturas militares, além de possibilitar o estreitamento das relações sociais com o meio civil, aproximando a Força Aérea das comunidades.
Formada por músicos que ingressaram na Força Aérea por meio de concurso público realizado pela Escola de Especialistas da Aeronáutica, a Banda Asas de Minas vem desenvolvendo um importante trabalho de divulgação da arte musical no meio militar e civil.
A captadora do HBH, Cintia Calu, em pose especial com a banda - Foto: Rosilene Cavaca
Composta por 50 militares oriundos de vários estados do país que se revezam nas apresentações, a Banda foi muito bem representada pelos músicos – sargento Barbosa, no teclado; sargento Levy, bateria; sargento Abner, baixo elétrico; sargento Ulisses, trompete; sargento Silveira, saxofone; soldado Botelho, guitarra e voz; sargento Robson Batista, percussão, e sargento Viviane, cantora, além dos soldados Bruno Oliveira e Júnio Alves, no apoio à equipe.
Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social
...o sangue doado passa por um processo de centrifugação, onde ocorre a separação dos hemocomponentes que são: concentrado de hemácias, plaquetas, plasma e Fator VIII (ou crioprecipitado).