Dirigida a profissionais de Assistências Hemoterápicas (AH) e Agências Transfusionais (AT) de clínicas e hospitais conveniados, a capacitação, realizada no Hemocentro de Belo Horizonte (HBH), enfatiza a importância do uso racional do sangue, já que as transfusões sanguíneas sempre envolvem um risco residual. Os temas abordados envolvem: captação hospitalar, processo de procedimento transfusional, transporte de hemocomponentes e reações transfusionais.
Quem abriu a programação do primeiro dia foi a captadora do HBH, Cintia Calu, que enfocou o ato de doar sangue e todo o processo que o envolve, desde a triagem até chegar ao paciente: “Alguns destes profissionais estão tendo, hoje, o primeiro contato com as instalações da Fundação. Portanto, é necessário que se fale sobre a captação hospitalar, pois é muito importante que todos aqueles que, de forma direta ou indireta trabalham com o sangue, estejam bem informados - é um trabalho em conjunto”, disse.
Por sua vez, a responsável pelo serviço de enfermagem da coleta do HBH, Lauriete Mirian Reis Pereira, acentuou que apenas 1,9% da população brasileira doa sangue (no Brasil, o percentual está dentro dos parâmetros - de pelo menos 1%; a taxa, entretanto, está longe da meta da Organização Mundial da Saúde (OMS), de 3% da população doadora). Segundo Lauriete, isso se deve a uma cultura histórica imposta por mitos e a falta de informação: “Campanhas como a “Semana do Doador”, “Doador do Futuro” e caravanas são importantes para que não falte o sangue; para melhorar essa porcentagem baixa é preciso conscientizar a população como um todo, o que é o objetivo central desse encontro de multiplicadores, conversando com familiares, amigos e dentro do ambiente hospitalar, que é o nosso trabalho. É crescente a demanda por sangue devido ao crescimento e envelhecimento da população e ao aumento da complexidade da medicina. Desta forma, é crescente também o papel da enfermagem na hemoterapia. Devemos sempre repensar nossas ações e estratégias para melhor atender aos doadores e pacientes. Afinal, desempenhamos papel fundamental na nossa sociedade” ressaltou.
As atividades integram a programação anual de treinamento, que acontece de 29 de novembro a 1° de dezembro. Envolvendo cerca de 70 profissionais, entre treinandos e palestrantes do HBH, os enfermeiros farão também um Hemotour, com visita a todos os setores pelos quais passam os candidatos à doação de sangue, desde o cadastro até a sala de coleta.
Para doar sangue:
A doação pode ser agendada
online, pelo aplicativo MGapp ou pelo telefone 155, opção 8. O call center recebe ligações das 7h às 21h, de segunda a sexta-feira; e, aos sábados e domingos, das 7h às 19h.
Para informações sobre os critérios para doação de sangue
clique aqui.