Grupos de doadores de Luz foram alguns que compareceram ao Hemonúcleo de Divinópolis - Fotos: Arquivo Hemominas

Visando a garantir o estoque estratégico, mantendo o fornecimento de hemocomponentes em níveis adequados, a Fundação Hemominas desenvolveu, antes e durante o Carnaval, várias campanhas de sensibilização convidando as pessoas a comparecerem aos hemocentros para doar sangue. A doação é necessária e imprescindível durante o ano inteiro, mas a junção das férias com os dias de folia tradicionalmente provoca uma queda de cerca de 30% nos estoques, situação agravada pela ocorrência de casos de febre amarela, acidentes e outras emergências no período. Dessa forma, as unidades organizaram o atendimento e se planejaram para receber os doadores no feriado.

O Hemocentro Regional de Montes Claros, por exemplo, funcionou no sábado (10), atendendo doadores locais, e reabriu na Quarta-feira de Cinzas, recebendo doadores de Brasília de Minas e do próprio município. No dia 17, a unidade abriu especialmente para atender doadores de Jequitaí e Jaíba.

Por sua vez, o Hemonúcleo de Ituiutaba também abriu suas portas aos 30 candidatos à doação de sangue que compareceram ao local no sábado (10).

Outra unidade a se mobilizar foi a de Divinópolis: no sábado (10), foram recebidos grupos de doadores das cidades de Santo Antônio do Monte, Luz, Cristais e Campo Belo.

Para atrair os candidatos à doação, Uberaba decidiu atender no período noturno antes dos feriados, registrando o comparecimento de 123 candidatos, na noite do dia 7. Nas manhãs de sábado (10) e Quarta-feira de Cinzas, 68 candidatos atenderam ao convite.

Diamantina também fez sua parte: no período, recebeu uma caravana do município de Felício dos Santos. Já a coleta noturna realizada no dia 7 teve a participação dos alunos da Escola Preparatória de Soldados da Polícia Militar.

Em Governador Valadares, de acordo com a responsável pelo setor de captação do Hemocentro, Eunice Teixeira, nesse feriado prolongado houve demandas para quase todos os tipos sanguíneos. “Foram muitos pedidos, principalmente por causa de acidentes, cirurgias de emergência, entre outros. A maioria dos pedidos partiu da cidade mesmo, principalmente do Hospital Regional, que é o pronto socorro da cidade, além de outros hospitais que atendemos - mais de 60. Todos precisaram de sangue no feriado”, revelou. 

Estoque estratégico

Segundo a assessora de Gerência de Captação e Cadastro da Fundação, Viviane Guerra, o estoque estratégico foi suficiente para atender à demanda do estado no período de Carnaval, inclusive fornecendo estoque emergencial ao Hospital João XXIII devido ao acidente com o ônibus da linha 305, do bairro Mangueiras, em Belo Horizonte, na terça-feira, 13, com nove vítimas graves, situação que demandou fornecimento imediato de hemocomponentes para atender os pacientes. Ela ressaltou que a Hemominas se preparou para atender a todos os pedidos, considerando-se, ainda, os pacientes internados no Hospital Eduardo de Menezes, afetados pela febre amarela.

“A Hemominas agradece a solidariedade de todos e espera que, passada a folia, com a retomada da rotina nos hemocentros, os doadores continuem comparecendo para que ela possa atender à população com toda a segurança. Principalmente porque a baixa de estoques negativos, como o O- e o AB-, complicam um pouco a situação. Também a retomada das rotinas hospitalares implica maior demanda por hemocomponentes”, ressalta Viviane Guerra.

É importante lembrar que, desde o início das ocorrências de febre amarela, a Fundação tem atendido com presteza a todas as demandas do estado, valendo-se da estratégia do funcionamento em rede: hemocomponentes provenientes de todas as unidades da Hemominas são remanejados de acordo com as necessidades de cada região.

 

Acesse a galeria de imagens

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar