O VIII Encontro de Pesquisadores e XII Seminário de Iniciação Científica, realizados pelo Serviço de Pesquisa da Fundação Hemominas, visam divulgar, reconhecer e valorizar as atividades de pesquisa desenvolvidas na instituição, além de integrar servidores, pesquisadores e bolsistas.

Os eventos, que acontecem simultaneamente, apostam na troca de conhecimentos, tendo trabalhos apresentados no formato oral e em pôster. Durante a abertura, nesta-quarta-feira, 09/05, o diretor Técnico-Científico da Hemominas, Fernando Basques, ressaltou o esforço conjunto da equipe para a realização dos eventos e falou sobre a importância das pesquisas no âmbito da fundação. “Os seminários são essenciais para que a Hemominas continue se mantendo como uma instituição de pesquisa. Temos diversos trabalhos publicados anualmente que engrandecem a fundação, colocando-a num patamar diferenciado. Não somos uma instituição universitária, por exemplo, que tem em sua essência a busca pelo conhecimento, mas uma instituição de saúde, que é destaque porque produz muito conhecimento, principalmente através de pesquisas aplicadas aos nossos desafios diários, com resultados amplamente proveitosos no tratamento dos nossos pacientes”, afirma. “Toda vez que vou falar sobre pesquisa me lembro de uma frase que meu pai sempre repetia comigo: saber não ocupa espaço. O saber sempre vai trazer algo de novo, construtivo, que te amplie a mente para outros desafios que você tenha no futuro. Estudar, pesquisar, conhecer é de fundamental importância”, completa.

A gerente de Desenvolvimento Técnico-Científico da Hemominas, Marina Lobato, compartilha da mesma opinião. Para ela, a principal finalidade desses encontros é a valorização dos servidores que com muito esforço desenvolvem atividades de pesquisa na instituição. “A Hemominas tem grande potencial para investigação científica e espero que o evento possa estimular outras pessoas a desenvolverem pesquisas de relevância para nossa instituição. É também uma oportunidade de interação entre pessoas de diferentes setores, de diferentes unidades já que se trata de um encontro que engloba a Administração Central, o Hemocentro de Belo Horizonte e as unidades regionais”, destaca.

Débora Braga, que trabalha na Diretoria de Vigilância Sanitária da SES-MG, participa do Encontro de Pesquisadores como ouvinte - Foto: Adair Gomez

Além dos pesquisadores que inscreveram os trabalhos, também foi possível a participação na categoria de ouvinte. Como foi o caso da Débora Braga, enfermeira da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e da Vera Lúcia Pereira, bioquímica do Hemocentro Regional de Governador Valadares. A Débora trabalha na Vigilância Sanitária e faz inspeções nos serviços de hemoterapia do Estado. “Atuo no gerenciamento de risco em serviços de sangue, células, tecidos e órgãos e vim participar do encontro para conhecer os trabalhos da Hemominas. A palestra sobre o Cetebio é a que me chamou mais atenção e estou aprendendo muito”, afirma.

Vera Lúcia, por sua vez, trabalha no ambulatório do Hemocentro de Governador Valadares e já participou do encontro em outra oportunidade. “O encontro acrescentou muito na minha vida profissional. Teve muitos assuntos relacionados à hemofilia, doença falciforme, von Willebrand... doenças atendidas em nosso ambulatório. Como agora já tenho alguma experiência na área, espero aproveitar ainda mais e conseguir desenvolver minhas próprias pesquisas”, ressalta.

Entre os assuntos trabalhados durante o Encontro de Pesquisadores estão temas relacionados a infecções transmissíveis pelo sangue e tecidos, coagulopatias, hemoglobinopatias, além de teses de pós-graduação e temas livres. Pelo Seminário de Iniciação Científica, foram expostos 10 projetos desenvolvidos pelos bolsistas da Hemominas. Houve também visitas guiadas aos pôsteres, palestras e conferência. Ao final dos eventos, haverá a divulgação dos melhores trabalhos inscritos.

O VIII Encontro de Pesquisadores e XII Seminário de Iniciação Científica da Fundação Hemominas, acontece até sexta-feira, 11/05, no auditório do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER-MG).

 

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar