Servidores do Hemonúcleo de Ituiutaba posam para foto durante Caminhada da Saúde.


No último domingo, 10/06, a Associação Médica de Ituiutaba organizou a Caminhada da Saúde com concentração da avenida Marginal. Durante o evento, que teve como objetivo a promoção da saúde da população Ituiutabana, a Hemominas divulgou a causa da doação de sangue e cadastrou 22 candidatos à doação de medula óssea.

Davi Barabanov, Captador de Doadores, fala sobre a importância do evento junto à população. “Esse tipo de parceria se faz importante para o Hemonúcleo de Ituiutaba. Tivemos a oportunidade de divulgar e desmistificar a doação de sangue e medula óssea”, afirma.

Outras ações foram realizadas por diversos parceiros, como aferição de pressão, dosagem de glicemia e oferecimento de café da manhã.

 

O enfermeiro Sérgio Ãngelo  colhe amostra de sangue da candidata à doação de medula óssea.
A chance de encontrar um doador compatível entre irmãos, filhos de mesmo pai e mesma mãe, é estimada em 25% a 30%, aproximadamente. Entre pessoas não aparentadas, essa possibilidade pode chegar a 1 para 100.000 candidatos cadastrados. Foto: Acervo Hemominas.

 

Cadastramento de candidatos à doação de medula óssea

Para integrar o cadastro de doadores, é necessário:

·         ter entre 18 e 55 anos, boa saúde e não apresentar doenças como as infecciosas ou as hematológicas;
·         apresentar documento oficial de identidade, com foto;
·         preencher os formulários: ficha de identificação do candidato e termo de consentimento;
·         colher uma amostra de sangue com 5ml para testes, para fazer o exame HLA (Antígenos Leucocitários Humanos) que irá determinar as características genéticas necessárias para a compatibilidade entre o doador e o paciente. O tipo de HLA será cadastrado no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), vinculado ao Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar