Grupo de quadrilha Paixão Junina alegra doadores no Hemocentro de Belo Horizonte.

A data é celebrada em todo o mundo e o tema da Organização Mundial da Saúde (OMS) para este ano é “Seja Solidário. Doe Sangue. Compartilhe Vida”.

No Hemocentro de Belo Horizonte, os doadores desfrutaram de uma programação especial durante todo o dia: os candidatos à doação de sangue que compareceram na unidade foram convidados a participar das atividades e assistir às apresentações culturais da programação. A estudante de enfermagem, Amanda Moreira, de 18 anos, compareceu ao hemocentro pela primeira vez e surpreendeu-se com a recepção. Ela saiu de Conselheiro Lafaiete em caravana para realizar a doação voluntária de sangue nesta quinta-feira: “O sentimento hoje é de gratidão, é de gratidão e felicidade”, disse a estudante. Marcos Pereira, 24 anos, que também fez sua primeira doação nesta data, elogiou o atendimento na Fundação Hemominas: “Fui bem recepcionado e recebi informações de todas as etapas da doação, desde o cadastro até a coleta”, destacou. Para o doador, o mais importante é saber que a sua doação irá ajudar a salvar vidas. “Todas as pessoas precisam ter consciência sobre a importância de doar sangue e ajudar o próximo. Hoje, estou aqui doador, mas amanhã poderei ser eu a precisar de uma doação”, completou.

Já em Montes Claros a data foi celebrada com uma palestra de conscientização no Rotary Montes Claros - Norte. Na oportunidade, a servidora Rosana Silva salientou para os membros do clube a importância da doação voluntária de sangue.

O Hemonúcleo de Divinópolis também promoveu uma homenagem aos doadores na unidade, das 9h às 10h. Por sua vez, em função da data, o Hemonúcleo de Diamantina expandiu seu atendimento para uma coleta de sangue em horário especial: no dia 14 de junho, a unidade abriu de 18h as 21h.

Sobre a data:
O Dia Mundial do Doadorde Sangue é comemorado desde 2005, por iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS). A data de 14 de junho foi escolhida para celebrar os doadores voluntários de sangue, pois marca o nascimento do médico austríaco Karl Landsteiner, responsável pela classificação da tipagem sanguínea pelo sistema ABO e descobridor do fator Rh.





Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar