A Fundação Hemominas lembrou o Dia Mundial do Doador de Sangue nesta quinta-feira, 14 de junho, em suas unidades do Estado. A data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para aumentar a conscientização sobre a necessidade do sangue e seus derivados, além de agradecer aos doadores por sua iniciativa, que salva vidas.
No Hemocentro de Belo Horizonte, a temática da comemoração foi de “Copa Junina”, com pipoca, canjica, bolo, algodão doce e cachorro-quente.
O policial civil Lucas Andrade Miranda realizou a sua primeira doação de sangue e participou da comemoração. “No meu trabalho sempre divulgam pedidos de doação de sangue e hoje consegui vir”, explicou. “Não sabia dessa data, mas acho muito válido esse tipo de ação para chamar a atenção para a causa”. Ele garante que vai continuar a fazer outras doações.
Larissa Carolina Lopes, 22 anos, também fez sua primeira doação hoje. Ela sempre teve vontade de doar e, incentivada pelo namorado, que já é doador, resolveu também fazer parte do “time”.
Na parte da manhã, a festividade contou com a animada apresentação da Quadrilha Sangê de Minas. À tarde, a dança ficou por conta da Quadrilha Paixão Mineira.
A estudante de enfermagem, Amanda Moreira, de 18 anos, também compareceu ao hemocentro pela primeira vez e surpreendeu-se com a recepção. Ela saiu de Conselheiro Lafaiete em caravana para realizar a doação voluntária de sangue nesta quinta-feira: “O sentimento hoje é de gratidão e felicidade”, disse a estudante. Marcos Pereira, 24 anos, outro doador iniciante, elogiou o atendimento na Fundação Hemominas: “Fui bem recepcionado e recebi informações de todas as etapas da doação, desde o cadastro até a coleta”, destacou. “Todas as pessoas precisam ter consciência sobre a importância de doar sangue e ajudar o próximo. Hoje, estou aqui doador, mas amanhã poderei ser eu a precisar de uma doação”, completou.
Montes Claros
Já em Montes Claros a data foi celebrada com uma palestra de conscientização no Rotary Montes Claros – Norte no dia 12/06. Na oportunidade, a servidora Rosana Silva salientou para os membros do clube a importância da doação voluntária de sangue.
No dia 14/06, o Hemocentro Regional de Montes Claros realizou uma programação especial, com palestra e shows em homenagem aos doadores. O saxofonista Isaque Emanuel, o instrumentista Marcio Vieira e a cantora de MPB e pop internacional, Deborah Rosa homenagearam os doadores presentes. O coordenador da unidade, José Geraldo Maia também agradeceu a população pelas doações de sangue.
Divinópolis
O Hemonúcleo de Divinópolis também promoveu uma homenagem aos doadores na unidade. Os alunos do 8º ano do Centro Educacional Jean Piaget 8ºano entregaram rosas aos doadores presentes nesse dia. Em função da data, o Hemonúcleo de Diamantina ainda expandiu seu atendimento para uma coleta de sangue em horário especial, funcionando das 18h às 21h.
Além Paraíba
A Unidade de Além Paraíba homenageou os doadores de sangue com mensagens espalhadas por todos os setores. Um lanche especial foi oferecido a todos os candidatos à doação, que também receberam camisetas com frase alusiva ao tema. À noite, a unidade funcionou das 17h às 19h, e recebeu uma caravana de doadores do município de Sumidouro/RJ.
Sobre a data:
O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado desde 2005, por iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS). A data de 14 de junho foi escolhida para celebrar os doadores voluntários de sangue, pois marca o nascimento do médico austríaco Karl Landsteiner, responsável pela classificação da tipagem sanguínea pelo sistema ABO e descobridor do fator Rh.
Veja como foi a celebração do Dia Mundial do Doador de Sangue nas unidades: