-
Notícias
-
Ações e Programas
Os pacientes assistidos pela Fundação Hemominas voltaram a contar com os serviços de fisioterapia no Hemocentro de Belo Horizonte, HBH. O setor, que estava fechado havia dois anos, retomou as atividades na manhã desta terça-feira, 19, e irá realizar avaliações para todos os pacientes da rede. Os fisioterapeutas Luciana Ultramari e Eder Luciano estão à frente do setor e irão realizar o atendimento aos pacientes com coagulopatias e hemoglobinopatias.
Segundo Eder Luciano, os dois grupos de pacientes contemplados pelo setor receberão assistência individualizada de acordo com as necessidades de cada um. “Os pacientes com coagulopatias, grupo onde estão os hemofílicos A e B, sofrem muito com problemas articulares e, quando realizam cirurgias de amputação e/ ou colocação de prótese, precisam de reabilitação. Já os pacientes com hemoglobinopatias, grupo onde se encaixam os pacientes com anemia falciforme, podem sofrer complicações respiratórias, vindo a precisar de reabilitação pulmonar e neurológica”, explicou.
Para Luciana o atendimento fisioterápico terá foco na reabilitação do paciente para que ele consiga superar suas limitações e, assim, ter condições de realizar suas atividades. “O paciente crônico convive com as limitações relacionada à sua patologia. Nosso propósito é reduzir, na medida do possível, as sequelas para que esse paciente possa conseguir retornar às suas atividades diárias com mais qualidade de vida”, disse a fisioterapeuta.
De acordo com a coordenadora do hemocentro, Priscila Cezarino Rodrigues, o objetivo é ofertar serviços de reabilitação e promoção da saúde para todos os pacientes da rede Hemominas. Como destaca a coordenadora do HBH, o serviço de fisioterapia é mais um complemento ao atendimento multidisciplinar prestado pela instituição ao paciente com doenças do sangue. “A modalidade é uma constante demanda dos pacientes e vem para complementar a gama de serviços que integram o atendimento ao paciente com doenças no sangue visando melhorar sua qualidade de vida”, concluiu.
Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social
Adicionar comentário