Biomédica Mary Menezes explica os processos da produção de hemocomponentes.

Na quinta-feira (08/11), os alunos do Curso de Biomedicina e Farmácia da Faculdade Pitágoras, Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), e do Instituto Federal de Minas Gerais em Bambuí (IFMG) estiveram no Hemocentro de Belo Horizonte para conhecer sobre a produção de hemocomponentes.

Os alunos foram recebidos pelas biomédicas Mary Menezes e Larissa Gomes que explicaram a rotina do setor de fracionamento da Fundação Hemominas, responsável pela separação dos hemocomponentes presente no sangue, como o recebimento e registro das bolsas de sangue total e aféreses; descanso das bolsas antes da separação dos hemocomponentes e a preparação para a centrifugação. Também são feitos a extração dos hemocomponentes; armazenamento no estoque de não liberado; liberação e rotulagem dos hemocomponentes e realização dos procedimentos especiais.

Após a doação, o sangue passa por um processo de centrifugação em equipamento especial e dessa forma se obtém os hemocomponentes que serão utilizados em transfusões, conforme a necessidade dos pacientes. Dentre os procedimentos especiais realizados estão desleucocitação de hemácias; irradiação de hemácias e plaquetas; hemácias fracionadas para pediatria e hemácias lavadas.

Mary também explicou aos estudante sobre os fatores que influenciam a definição dos hemocomponentes a serem preparados, como por exemplo, o tempo transcorrido entre a coleta e a preparação dos hemocomponentes; temperatura do armazenamento; o tempo de duração da coleta e a qualidade da punção venosa e o volume de sangue total coletado. Após a explicação dos processos, os universitários tiveram a oportunidade de fazer um tour pelo laboratório de fracionamento do Hemocentro, vendo de perto e conhecendo melhor esse trabalho importante que ajuda a recuperação de muitos pacientes.

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar