O encontro reuniu servidores no auditório da Fundação João Pinheiro.

O Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA) dos Servidores Públicos da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo, criado este ano, em 18 de outubro, considerando a Política Nacional do Idoso (Lei Federal nº 8.842) e o Estatuto do Idoso (Lei Federal nº 10.741), constitui-se de um conjunto de ações orientadas para contribuir com a preparação pessoal e profissional dos servidores públicos no período de transição para a aposentadoria.

O encontro ocorreu dia 06/11 no auditório da Fundação João Pinheiro e foi possível a partir da estruturação de um grupo multiorganizacional formado por servidores da Seplag, Fhemig, Funed, Hemominas, SES-MG, Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e INSS. Além disso contou com o apoio do Instituto Zanelli e Fundação João Pinheiro.

A finalidade do evento foi reunir gestores e servidores que trabalham diretamente com a temática da aposentadoria para discutir e sensibilizá-los quanto a importância e necessidade de implantação de programas de preparação para a aposentadoria. Foi também uma oportunidade de dialogar sobre a legislação e desafios enfrentados.

A presidente da Fundação Hemominas, Júnia Cioffi, participou da abertura oficial do evento e, assim como os servidores presentes, acompanhou a apresentação musical da Orquestra Jovem do TJMG.

Na sequência, o professor doutor José Carlos Zanelli abordou o tema “Um PPA de qualidade se consolida e confirma sua importância?”. Zanelli acredita que um PPA bem produzido é capaz de se promover sozinho, ou seja, aqueles servidores que participam e gostam da experiência tornam-se multiplicadores das vivências e são responsáveis por ajudar na adesão de outros aposentáveis. Além disso, doutor Zanelli falou sobre as relações criadas no ambiente de trabalho ao longo da vida. Segundo o palestrante, o trabalhador não se prepara para perder o contato diário com os amigos. “O PPA é capaz de ajudar os futuros aposentados a criar novos vínculos com pessoas que vivenciam a mesma situação”, concluiu.

Luciana Custódio, doutora em Administração Pública com ênfase em Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, falou sobre “Legislação e cenário atual em relação à implantação dos Programas de Preparação para Aposentadoria”. Custódio discorreu sobre alguns temas importantes desenvolvidos nos PPAs, dentre eles a construção de projetos de vida e maneiras de usar o tempo livre após o desligamento.

No decorrer do dia, foram abordados os temas “Ganhos e desafios na implantação de Programas de Preparação para Aposentadoria para o serviço público”, pela doutoranda Juliana Seidl, e “A otimização e a multiplicação dos Programas de Preparação para Aposentadoria em grandes redes”, pela PhD em Psicologia Lúcia França.

Grupo estruturante do 1º Encontro Mineiro de Programas de Preparação para Aposentadoria do Serviço Público. Servidores da FHEMIG, HEMOMINAS, SEPLAG, SES, FUNED, Tribunal de Justiça de MG e INSS.
Grupo estruturante do 1º Encontro Mineiro de Programas de Preparação para Aposentadoria do Serviço Público. Servidores da Fhemig, Hemominas, Seplag, SES, Funed, Tribunal de Justiça de MG e INSS. Foto: Acervo Hemominas.
Para dar continuidade à ação, no mesmo local ocorreu o V Congresso Brasileiro de Orientação para Aposentadoria (Conboa), de 07 a 09/11, reunindo profissionais de diversos estados brasileiros para aprofundar na temática de orientação, educação e preparação para aposentadoria. De acordo com Marcelaine Dornelas, psicóloga organizacional da Fundação Hemominas e coordenadora do Ressignificando a Aposentadoria, tradicionalmente o congresso acontece em Florianópolis mas nesta edição foi transferido para a capital mineira. “Considero que sediar o Conboa em Belo Horizonte é um ganho na capacitação dos servidores mineiros envolvidos com os PPAs”, afirma.

Dornelas avalia as ações realizadas em prol dos servidores no período de transição para aposentadoria. “A criação do grupo multiorganizacional e o 1º Encontro Mineiro de Programas de Preparação para Aposentadoria do Serviço Público foi muito assertiva, pois fortalecerá uma política de educação para aposentadoria no estado, além da troca de experiências e a possibilidade de um trabalho conjunto entre as instituições”, pontua.

Cuidado com o servidor

A Fundação Hemominas se antecipou à criação do Programa de Preparação para Aposentadoria e já realiza trabalho neste sentido. Este ano, de 24 a 26 de setembro, ocorreu a terceira edição do Programa de Orientação para Aposentadoria: Ressignificando a Aposentadoria (POAP). Cerca de 100 servidores participaram das atividades, o que comprova a aceitação dos aposentáveis ao trabalho desenvolvido pela Gerência de Recursos Humanos.

O Ressignificando a Aposentadoria é resultado do estudo iniciado em 2015 que resultou na implantação do programa em 2016. Dornelas enfatiza o apoio da presidente e dos gestores da Hemominas no desenvolvimento do programa. “O apoio tem sido muito importante para continuidade do programa. Essa colaboração é valorizada pelos demais órgãos, que, em alguns casos, estão enfrentando desafios na implantação de PPAs”, conclui.

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar