Cerca de 90 profissionais participaram das atividades em cada dia do evento.

Nos dias 06 e 27 de junho, a equipe multidisciplinar do Ambulatório do Hemocentro Regional de Juiz de Fora foi responsável por treinar Agentes Comunitários de Saúde quanto ao tratamento e os cuidados necessários aos portadores da doença falciforme. A capacitação contou com o apoio da Liga Acadêmica de Hematologia (Hemoliga), coordenada pela médica Daniela Werneck.

As ações fazem parte do Projeto Unir para Cuidar II, que tem como objetivo viabilizar o conhecimento sobre a doença falciforme em busca de um trabalho integrado com a rede de serviços de saúde. Durante as atividades, os profissionais de saúde assistiram às palestras de Fábio Marques e Carolina Carvalho que compartilharam as próprias experiências com relação à doença.

Sobre a doença

A Doença Falciforme é genética e hereditária, caracterizada por uma alteração nos glóbulos vermelhos do sangue (hemácias). Em período de crise, a hemácia modifica o seu formato arredondado e passa a apresentar o formato de foice, o que acaba dificultando a circulação de oxigênio nos tecidos.

A Fundação Hemominas acompanha mais de 7 mil pacientes com doença falciforme nas unidades de Belo Horizonte, Juiz de Fora, Montes Claros, Governador Valadares, Uberaba, Uberlândia, Divinópolis, Manhuaçu, Sete Lagoas, Diamantina e Patos de Minas.
Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar