Janaína Patterson fala sobre o processo de triagem do doador de sangue.

Cerca de 120 profissionais participam, esta semana, dos treinamentos oferecidos pelo Hemocentro de Belo Horizonte (HBH) e pelo Hemonúcleo de Divinópolis.

Hemocentro de Belo Horizonte

O Treinamento de Enfermeiros de Agências Transfusionais (AT) e Assistências Hemoterápicas (AH) ocorre no auditório do Hemocentro de Belo Horizonte, de 25 a 27 de setembro, reunindo cerca de 40 profissionais.

Na manhã dessa quarta-feira (25/09), a enfermeira Janaína Patterson ministrou palestra sobre o processo de triagem do doador. “O triagista deve ser capaz de desdobrar as perguntas para esclarecimento completo e o mais preciso possível quanto a história de saúde e comportamento do candidato”, explica. Sobre a papel do profissional da triagem, Patterson reforça que “deve prestar acolhimento e esclarecimento ao doador, em linguagem acessível, acerca do objetivo da triagem, responsabilidade legal, importância da veracidade das respostas, riscos da omissão de informações”.

As exposições têm o objetivo de preparar aqueles que lidam diretamente com pacientes e familiares que aguardam por transfusões sanguíneas, conscientizando-os para que auxiliem na captação de doadores. Durante o treinamento, são abordados temas como captação hospitalar, biossegurança, reações transfusionais, transporte de hemocomponentes, hemovigilância. Além disso, todos participam de um Hemotur para conhecer as etapas pelas quais os doadores e os componentes sanguíneos passam no processo do Ciclo do Sangue.

Enfermeiros, faturistas e captadores participam de treinamentos em Divinópolis.
Enfermeiros, faturistas e captadores participam de treinamento em Divinópolis. Foto: Sarah Martins.
Hemonúcleo de Divinópolis

Na terça-feira (24/09), a unidade da Hemominas em Divinópolis organizou o encontro dos faturistas, captadores e enfermeiros. Os profissionais das AT e AH já passaram por treinamentos anteriores e, na oportunidade, atualizaram e aperfeiçoaram os conhecimentos adquiridos. Além de discutir o conjunto de procedimentos de vigilância que abrange o ciclo do sangue (hemovigilância) os 80 participantes conheceram a necessidade atual de hemocomponentes.

Na próxima segunda-feira (30/09), o Hemonúcleo de Divinópolis treinará responsáveis técnicos e profissionais de laboratório.

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar