Nessa quarta-feira (30), os candidatos à doação de sangue e medula óssea que compareceram no Hemocentro de Belo Horizonte (HBH) foram surpreendidos com um lanche especial. A Fundação Hemominas, em parceria com o Sindicato e Associação Mineira da Indústria de Panificação (Amipão), comemoraram o Dia Mundial do Pão oferecendo pães, bolos e biscoitos àqueles que se dispõem a fazer o bem de forma voluntária e altruísta.

A campanha ocorre anualmente e, nessa edição, tem como tema “Sua doação fará muita diferença na vida de alguém”. De acordo com a coordenadora de marketing do Amipão, Paula Martins, é importante fomentar a importância da doação de sangue para que, assim como o segmento da panificação está sedimentado nos costumes e hábitos da população, o ato de doar vida faça parte da cultura do brasileiro. “Com a campanha, queremos contribuir para que a doação de sangue também seja uma constante na vida de todos”, explica.

Na Recepção de Doadores do HBH, grupo ensina como fazer o autoexame da mama.
Na Recepção de Doadores do HBH, grupo ensina como fazer o autoexame da mama. Foto: Adair Gomez.
Na mesma data, o HBH recebeu um grupo de funcionárias da Minas Gerais Administração e Serviços S.A. (MGS) lotadas no Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG), bem como servidoras efetivas, que constituíram um grupo para atuar na prevenção da integridade dos trabalhadores. Por meio da dança, elas prepararam uma coreografia para ensinar como fazer o autoexame da mama. A coordenadora geral da MGS no DEER/MG, Káthia de Cássia Guimarães, conta que em comemoração ao Outubro Rosa o grupo organizou palestras sobre o tema da prevenção ao câncer de mama e arrecadou lenços a serem doados a pacientes em tratamento oncológico na capital mineira. “Nosso grupo busca motivar e prevenir a integridade dos profissionais”, afirma.

A responsável pelo setor de Captação e Cadastro de Doadores do HBH, Hellen Dupim, fala sobre a importância das parcerias no incentivo à causa da doação de sangue. “As comemorações do Dia Mundial do Pão ocorrem há cerca de sete anos no Hemocentro. Assim como o alimento, o sangue é fonte de vida. A nova parceria com as profissionais do DEER/MG foi um sucesso. Elas realizam um trabalho de humanização muito importante e necessário a todos nós, servidores, e também aos doadores”, conclui.

Além de se candidatar à doação de sangue, Joana Sousa e Túlio Moreira participam das festividades no HBH.
Além de se candidatar à doação de sangue, Joana Sousa e Túlio Moreira participam das festividades no HBH.
Em meio às comemorações, a doutoranda da UFMG, Joana Sousa, contou que sempre teve vontade de se candidatar à doação de sangue, mas precisou vencer o medo. O colega da turma de doutorado em Ciências da Computação, Túlio Moreira, que já é doador de sangue, incentivou Joana e ambos estiveram no HBH nessa quarta-feira. Moreira aproveitou para se cadastrar como candidato à doação de medula óssea.

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar