Doadores do projeto Vida que circula, de Além Paraíba

Iniciado em 18 de maio, o projeto “Vida que Circula” consiste em um trabalho itinerante de transporte de doadores, dos bairros da cidade até o Hemonúcleo de Além Paraíba, contabilizando, até esta terça-feira, (26/5), um total de 49 participantes.

Para sua execução, a iniciativa tem a parceria da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Saúde da cidade, que disponibilizam transporte para buscar os doadores nos bairros. Tudo começa com um pré-agendamento realizado pela unidade, formando grupos de, no máximo, 10 pessoas, quando são cadastrados os interessados que obtiveram a informação por meio de multiplicadores da ação e entraram em contato com o Hemonúcleo. Em data e horário pré-definidos, o transporte busca os candidatos em um ponto de referência da comunidade e, ao término da doação, os leva de volta.

Iniciado há cerca de uma semana, o “Vida que Circula” já teve a adesão de várias pessoas de bairros e comunidades como o Terra do Santo, Goiabal, Vila Caxias, com a participação de integrantes da igreja O Brasil para Cristo e do bairro Jaqueira.

No transporte utilizado para a condução dos candidatos à doação, sempre há a presença de um servidor do Hemonúcleo, que providencia todos os cuidados necessários em tempos de pandemia: álcool para higienização das mãos antes de entrar no veículo, além de máscaras de proteção para quem não tem. Na oportunidade, os participantes recebem também um kit contendo um tubete de álcool a 70% e uma máscara  de tecido vermelha, simbolizando a doação de sangue.

Diante de tantas dificuldades vivenciadas nos últimos dias, os hemocentros de todo o país vêm enfrentando uma queda significativa no comparecimento de doadores de sangue e, em Minas Gerais, não é diferente.

Na atualidade, com a Covid-19 que levou a população do estado ao isolamento social, o quadro se agravou, levando todas as unidades da Fundação Hemominas a se empenharem ainda mais para manter um estoque estratégico de sangue, assegurando o atendimento para os pacientes que dele dependem para sobreviver. Dessa forma, a iniciativa do Hemonúcleo e parceiros visando à captação de doadores configura uma importante contribuição para a saúde de toda a população local e a de outros municípios próximos que demandam a Unidade de Além Paraíba.

Para doar sangue:

Para informações sobre os critérios para doação de sangue, clique aqui.

Agende sua doação:

Para sua comodidade, a doação pode ser agendada online ou pelo MGapp.  Com o agendamento, o cidadão ajuda a distribuir as doações ao longo do horário de atendimento da unidade e pode diminuir o tempo de espera para efetuar sua doação.

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar