Hemominas treina profissionais de saúde que vão atuar no PACE de Itajubá
Notícias
Ações e Programas
Hemominas treina profissionais de saúde que vão atuar no PACE de Itajubá
Ampliar o universo de doadores de sangue no estado e, assim, contribuir para manter os estoques em níveis adequados. Este é o objetivo do Posto Avançado de Coleta Externa (Pace) que a Fundação Hemominas inaugura, na segunda quinzena de novembro, em Itajubá, no sul de Minas.
O funcionamento do Posto vai envolver 20 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos de Enfermagem e pessoal administrativo, que estiveram nesta quarta-feira, 6, no Hemocentro de Belo Horizonte (HBH) para receberem o treinamento necessário à execução dos procedimentos requeridos. Inicialmente, o atendimento aos doadores será semanal, com a expectativa de receber cerca de 50 doações de sangue a cada vez. Além da população local, o Pace vai alcançar a microrregião do município.
O Pace tem uma estrutura semelhante a uma Unidade de Coleta da Hemominas e funciona em datas e horários pré-definidos duas (2) ou quatro (4) vezes por mês. Essa nova modalidade de realização de coleta acontece por meio de uma parceria entre a Fundação Hemominas e a Prefeitura / Secretaria de Saúde das cidades com mais de 50.000 habitantes.
Ciclo do sangue: qualidade em destaque
Jaciane Silva, Lauriete Gomes e Thiago Sindeaux:apresentando a Hemominas aos visitantes - Fotos: Adair Gomez
Recepcionados por servidores das áreas de Captação e Cadastro e do Serviço de Enfermagem da Fundação, os visitantes passaram pelo treinamento introdutório que visa a apresentar a estrutura da Fundação Hemominas, como a organização do trabalho, os serviços disponibilizados à sociedade e a documentação sistêmica padronizada em toda a Rede. Após o treinamento, a equipe fez um Hemotur, conhecendo todos os setores, etapas e processos relativos ao ciclo do sangue - desde a captação até a transfusão.
Segundo a assessora da Coordenação dos Serviços de Enfermagem da Rede Hemominas, Jaciane Vargas de Freitas Silva, os treinandos se surprenderam ao conhecer a estrutura da instituição: “Ao vivenciarem na prática o processamento do sangue, bem como compreender a importância do cumprimento das normas técnicas, eles salientaram que tudo o que viram e apreenderam aumentou-lhes a responsabilidade quanto ao processamento do sangue coletado no Pace de Itajubá, no sentido de assegurar a mesma qualidade dos procedimentos observados na produção dos hemocomponentes que a Hemominas oferece à população”, disse ela.
Treinamento incluiu hemotur pelos setores do Ciclo do Sangue no HBH, desde a captação até a transfusão - Fotos: Adair Gomez
A equipe de Itajubá, liderada pela Secretária Municipal Adjunta de Saúde, Maria Goretti Ferreira Oliveira, foi recebida por Hellen Dupim (coordenadora do setor de Captação do HBH), Thiago Sindeaux (Assessoria de Captação e Cadastro da Rede Hemominas), além de Jaciane Silva.
O Posto Avançado de Coleta Externa de Itajubá será o oitavo que a Fundação Hemominas inaugura no interior do estado. .
Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social