Hemonúcleo de Manhuaçu amplia atendimento a doadores de sangue
Notícias
Ações e Programas
Hemonúcleo de Manhuaçu amplia atendimento a doadores de sangue
A abertura das unidades da Hemominas aos sábados, ao menos uma vez por mês, em localidades que ainda não disponibilizam tal opção, é mais uma iniciativa da instituição para manter os estoques de sangue em níveis adequados e, assim, atender com segurança às demandas diárias de estabelecimentos de saúde e dos próprios pacientes hematológicos assistidos em seus ambulatórios, em todo o estado.
Embora parte das unidades maiores já funcione aos sábados, outras, por questões internas, ainda não dispunham de tal opção. Destas últimas, uma das primeiras a contornar os obstáculos é o Hemonúcleo de Manhuaçu, que inaugura neste mês de outubro a agenda aos sábados, de forma regular. Assim, abrem-se horários alternativos e mais confortáveis para os doadores de sangue que não têm disponibilidade para doar durante a semana, nos dias úteis.
A agenda do Hemonúcleo contempla os sábados de outubro (dia 23), novembro (27) e dezembro (18). O atendimento será das 7h às 11h30, mesmo horário disponibilizado nos dias úteis. O agendamento pode ser feito online ou pelo aplicativo MGapp – Cidadão.
Ações
Doadores de Manhuaçu e região: solidariedade em todos os momentos - Fotos: Arquivo Hemominas
Segundo a diretora técnica da Fundação, Maísa Ribeiro, a Hemominas tem se esforçado para garantir a abertura de mais unidades aos sábados: “É importante que consigamos atender à solicitação dos cidadãos, abrindo mais horários alternativos e aumentando o número de coletas de sangue para manter os estoques em níveis adequados, mesmo porque nos últimos dois anos, com a pandemia e as restrições que ela impõe, tem sido difícil ter estoques que possam atender a todas as demandas “, acentuou. Nessa linha de abrir novos canais de atendimento ao doador, outras seis unidades já estão funcionando em períodos noturnos, como Ituiutaba, Patos de Minas, Uberaba, Além Paraíba, Poços de Caldas e Diamantina.
Por sua vez, o coordenador do Hemonúcleo, Jadilson Wagner Silva do Carmo, aplaude a iniciativa: “Flexibilizar os agendamentos concorre, é claro, para atrair mais doadores e, assim, ampliar a oferta de sangue. Nesse sentido, muito temos a agradecer aos doadores do município e região por todo o apoio demonstrado ao longo do tempo e nesse período de pandemia. Gratidão a todos, especialmente aos doadores fidelizados que comparecem regularmente, nos ajudando a atender à demanda de hospitais e outras instituições”, salientou.
O Hemonúcleo de Manhuaçu é responsável pelo fornecimento de hemocomponentes à microrregião de Manhuaçu e entorno, o que corresponde a 12 municípios, sendo oito Agências Transfusionais e sete Assistências Hemoterápicas. Em seu ambulatório, presta atendimento a pacientes com coagulopatias e hemoglobinopatias.
Doação de sangue: candidato tem que estar em boas condições de saúde - Fotos: Arquivo Hemominas
Para doar sangue Entre os requisitos básicos para doar, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, mais de 50 kg, estar bem descansado no momento da doação, estar alimentado e apresentar documento original e oficial com foto.
Candidatos à doação de sangue que foram infectados pelos vírus Covid-19, após diagnóstico clínico e/ou laboratorial ficam inaptos por 30 dias após completa recuperação (assintomáticos e sem sequelas que contraindiquem a doação);
Candidatos que tiveram contato com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico/laboratorial de infecção pelo Covid-19 são considerados inaptos pelo período de 14 dias, após o último contato com essas pessoas. Em virtude da pandemia, o candidato que apresente qualquer sintoma respiratório, mesmo leve, deverá aguardar 30 dias após recuperação para doar.
Vacinas A vacinação contra a Covid-19 também impacta no comparecimento de doadores nas unidades, já que existe um período de inaptidão após cada dose. Esse prazo depende da vacina recebida. Para as vacinas disponíveis até o momento, os prazos são:
Coronovac/Sinovac: 48 horas
AstraZeneca/Fiocruz: 7 dias
Pfizer/BioNTech: 7 dias
Janssen-Cilag: 7 dias
Sputnik V: 7 dias
Covaxin/Bharat Biotech: 48 horas
Moderna: 7 dias
Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social
O laboratório de Ácidos Nucleicos da Hemominas (NAT) é hoje um dos maiores laboratórios de triagem molecular do Brasil, realizando, por ano, 990 mil testes em doadores de sangue, aumentando a segurança transfusional.