Governo de Minas e Fundação Hemominas apresentam unidade móvel de coleta de sangue
Notícias
Ações e Programas
Governo de Minas e Fundação Hemominas apresentam unidade móvel de coleta de sangue
Na manhã de hoje, 30/05, a coordenadora do Hemocentro de Belo Horizonte, Priscila Rodrigues, e o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, concederam coletiva à imprensa na Cidade Administrativa para apresentar a nova unidade móvel de coleta de sangue de Minas Gerais.
Trata-se de um projeto pioneiro no Brasil, no qual uma unidade móvel vai alcançar as localidades com potenciais doadores de sangue, mas que não contam com unidades fixas da Hemominas. Os voluntários poderão, além de doar sangue, se cadastrar para a doação de medula óssea.
A coordenadora do HBH, doutora Priscila Rodrigues, o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, e o governador Romeu Zema: ônibus vai contribuir para o equilíbrio dos estoques - Foto: Adair Gomez
“A aquisição do ônibus foi muito importante para a Hemominas, pois vamos conseguir atender as comunidades dentro do estado de Minas Gerais que não têm condições de receber um posto de coleta avançado ou uma coleta externa, por questões estruturais. Ele vai atender a todas as regiões do estado e esperamos, com isso, aumentar os estoques de sangue ao facilitar a vida do doador, porque ele vai ter que se deslocar menos para concretizar a doação”, afirma a coordenadora do Hemocentro de Belo Horizonte, Priscila Rodrigues.
O veículo terá capacidade para receber até quatro (4) doadores simultaneamente, totalizando 60 a 80 atendimentos por dia. O espaço dispõe de sala de triagem, sala de enfermagem, quatro cadeiras de coleta, cantina e espaço para sala de espera.
Antes da coletiva, durante visita ao veículo da Hemominas, o governador Romeu Zema destacou a importância da ação para aumentar a capacidade de coleta de doação de sangue do estado e, consequentemente, o número das cirurgias eletivas. “O ônibus vai ampliar a doação de sangue em Minas. Além das demandas de rotina, a ação vai ajudar o Opera Mais, programa criado para reduzir as cirurgias eletivas no estado para a quais os estoques de banco de sangue dentro da normalidade são fundamentais”, disse.
Veículo pode receber até quatro doadores simultaneamente - Foto: Adair Gomez
Viabilizado mediante a junção de esforços da Hemominas, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e da Assembleia Estadual, a aquisição do veículo teve investimento total de R$2.190.000,00 (Dois milhões, cento e noventa mil reais), sendo R$1 milhão repassados por meio de emenda parlamentar, encaminhada pela deputada estadual Andrea de Jesus, e o restante realizado com recursos próprios da Fundação Hemominas.
De acordo com o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, a intenção é investir em mais cinco ônibus como esse. “Vamos testar a viabilidade do ônibus, se for comprovado o efetivo aumento de doações já temos recursos garantidos para comprar os outros”, afirma.
A coleta externa móvel trará também um aumento de qualidade e eficiência à Hemominas, uma vez que os equipamentos utilizados serão exclusivos da unidade móvel, não havendo necessidade de adaptações com a utilização de equipamentos das unidades físicas. Assim, equipamentos mais sensíveis, como homogeneizadores, estariam menos sujeitos aos deslocamentos, que podem comprometer sua calibração. Isso não acontece na unidade móvel de coleta, já que tais equipamentos serão acoplados à estrutura da unidade.
Equipe da captação que vai atuar na unidade móvel: ganho de tempo e de qualidade nas coletas e maior alcance territorial - Foto: Adair Gomez
Além de enormes ganhos de tempo e de qualidade nas coletas e do maior alcance territorial, a aquisição da unidade móvel de coleta é de suma importância para ampliar a quantidade de sangue coletado e, consequentemente, auxiliar na redução de riscos de falta de hemocomponentes e hemoderivados.
Características do Veículo
O ônibus adaptado para funcionar como uma Unidade Móvel de Coleta de Sangue é o modelo