Coordenadora do HBH, Priscila Cezarino, recebendo os homenageados no HBH - Fotos: Isabela Muradas

Gratidão. Este o sentimento que perpassou todo o evento ocorrido na manhã dessa quinta-feira, 15, no Hemocentro de Belo Horizonte (HBH), ao reunir parceiros envolvidos com a viabilização de Coletas Externas, caravanas e patrocínios em favor da doação de sangue.

Evocando o tema da Copa do Mundo 2022, expresso na música Dreamers – “Veja quem somos, somos os sonhadores, nós fazemos acontecer, porque acreditamos!” a coordenadora do HBH, Priscila Cezarino, saudou os homenageados: “Prazer estar com vocês e uma imensa satisfação em promover este evento de agradecimento a todos que se empenham em ajudar a salvar vidas – caravanas, patrocinadores, órgãos públicos, parceiros de toda hora e que, em momentos de crise, como as que atravessamos com a pandemia, que trouxe muitas restrições e afastou doadores, sempre nos deram as mãos. Sem o trabalho de vocês, não conseguiríamos fazer o nosso – salvar vidas!”, considerou, emocionada.

Homenageados no HBH: reconhecimento ao apoio à causa da doação de sangue - Fotos: Isabela Muradas
Homenageados no HBH: reconhecimento ao apoio à causa da doação de sangue - Fotos: Isabela Muradas

Por sua vez, a responsável de setor da Captação do HBH, Hellen Dupim, destacou o comprometimento e desprendimento de todos para com as ações desenvolvidas pelo Hemocentro: “Agradeço a todos pelo bem que fazem, não só à Hemominas, mas principalmente aos pacientes. Juntos na caminhada em todos os sentidos, pessoas que mobilizam caravanas, coleta externa, que patrocinam eventos. Parceiros que, com muito amor, entregam esperança aos pacientes: sejam doando sangue, brindes, mobilizando amigos que se aventuram pelas estradas de Minas, saindo de madrugada para estarem aqui aos sábados e chegam com todo o gás e alegria – 150 pessoas, às vezes. Pessoas tão especiais que estão no nosso caminho e que deixaram suas atividades hoje para estarem aqui conosco. Recebam esta homenagem singela, mas carinhosa. Recebam o abraço de cada família as quais vocês ajudam com seu gesto. Acreditamos em vocês e na possibilidade de salvar vidas - respeito e amor, esse é o único caminho. E faremos acontecer porque somos sonhadores e acreditamos na boa vontade, na solidariedade”, enterneceu-se.

Célia Malveira, enfermeira e coordenadora do setor de Coleta Externa, também agradeceu a todos em nome da equipe e anunciou que em 2023 a proposta é aumentar o número de coletas: “Além de honrar a quem realmente está conosco sempre, a solenidade representa uma honra maior para a Fundação de tê-los como parceiros da solidariedade e cidadania, trazendo segurança para a população”.

 Charle Cristian, da Igreja Metodista:
Charle Cristian, da Igreja Metodista: "Cada um tem de fazer a sua parte" - Fotos: Isabela Muradas

A esse respeito, o representante da Igreja Metodista – Charle Cristian, que também é doador, com cerca de 70 doações, fazendo jus ao Diploma Diamante, considerou: “Com cada um fazendo sua parte, conseguiremos ajudar muitas pessoas. Em 2022 foi a primeira coleta externa da igreja, mas pretendemos ampliar para uma a cada semestre, a partir de 2023. Agradeço à Fundação Hemominas, a cada servidor e a Deus pela oportunidade de fazer o bem”.

Também a Capitão Amanda Torga e a Tenente Daniela Guimarães - enfermeiras da área de saúde da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), se manifestaram: “Essa parceria é essencial, pois como usuários do sistema Hemominas, de onde sai o sangue que a população precisa, esse incentivo é bom para todo mundo – em algum momento da vida qualquer um pode precisar de uma bolsa de sangue. Estamos sempre à disposição para recrutar a turma para doar”, disse a Capitão Amanda, lembrando que apenas na campanha do Junho Vermelho deste ano a Academia de Polícia recolheu mais de 60 doações. Opinião compartilhada por Daniela: “É um privilégio, além de cumprimento de um dever, zelar pela missão de salvar vidas”, afirmou.

Caravanas: Apoio importante na captação de doadoeres - Fotos: Isabela Muradas
Caravanas: apoio importante na captação de doadores - Fotos: Isabela Muradas

Ainda, representando a caravana “Mãos que ajudam” – projeto de voluntários envolvidos com a ajuda humanitária permanente da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias -, compareceram ao evento a diretora regional de comunicação, Jacqueline Monteiro, Eliane Rietra e Regiane Barros, diretoras de comunicação da Estaca BH/BH Oeste. Segundo Jacqueline, a campanha “Nem só no céu vivem os anjos” – teve ajuda e participação de mais de mil “anjos”, mobilizados para doar em Betim, Sete Lagoas, Contagem e BH. Para este sábado, 17, a previsão é que tragam mais de 70 pessoas ao HBH.

Homenagem

Composta por oito pessoas, a equipe de Captação do HBH entregou aos homenageados Diplomas de Honra ao Mérito, o troféu Êta sangue bom, sô!, além de brindes (mochilinha com camiseta e uma cartinha de agradecimento de pacientes).

Em 2022, as ações do Hemocentro, que contribuíram para salvar mais de 21 mil e 500 vidas, alcançaram os seguintes resultados:

Coletas externas: 18 coletas de sangue realizadas; comparecimento de 901 doadores, 768 bolsas coletadas e 2.300 transfusões realizadas.
Caravanas e grupos: comparecimento de 323 grupos, totalizando 4601 doadores caravanistas; 3.910 bolsas coletadas; 11.730 transfusões realizadas.
A psicóloga do setor de Captação, Maria Aparecida dos Santos, apresenta os resultados de todos os eventos promovidos pelo HBH em 2022 - Fotos: Isabela Muradas
A psicóloga do setor de Captação, Maria Aparecida dos Santos, apresenta os resultados de todos os eventos promovidos pelo HBH em 2022 - Fotos: Isabela Muradas

 

Eventos
Dia das Mães - 282 doadores (237 bolsas coletadas).
Dia da Mulher – 347 doadores (283 bolsas coletadas).
Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue – 933 doadores participantes da ação (769 bolsas coletadas).
Semana do Doador Voluntário de Sangue – 1590 doadores (1207 bolsas coletadas).

Total: 3152 candidatos à doação voluntária de sangue participantes; 2.496 bolsas coletadas; 7.488 transfusões realizadas.

Parceiros homenageados

Coleta externa: UNIFENAS - Projeto Doe-se BH; Igreja Metodista; Igreja Santo Antônio; 39ª Batalhão da PMMG; CAFC - Centro Assistencial Filhos de Carmita; Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração; Grau Técnico Unidade Centro BH; Corpo de Bombeiros – Pampulha; Igreja Batista Central do Luxemburgo; SICOOB CREDICOM; Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica – CIAAR; Academia de Polícia Militar de Minas Gerais; MRV Engenharia; Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro; Igreja Batista da Lagoinha – Matriz; FIEMG - Federação das Indústrias de MG.

Patrocinadores: Café Três Corações; Paty e Bruno Letreiros Luminosos; Grande Loja Maçônica de Minas Gerais; Supermercados BH; Ingleza; Panco; Vale do Sol; Baldini; Ideal Cosméticos;Tial; Biscoitos Heleninha; Espaço Cabine; Gellak; Trevinho; Embaré; Xodó; Instituto Galo

Caravanas: Doe Vida Itabira; Projeto Doadores de Pedro Leopoldo; Caravana de João Monlevade; Caravana Amigos do Sangue Região dos Inconfidentes de Cachoeira do Campo; Caravana de Carmópolis; Projeto Sangue Nosso + Vida Congonhas; Secretaria de Assistência Social de Itatiaiuçu e Centro de Referência de Assistência Social de Itatiaiuçu; Piranga – Nayara Baeta Braz; Caravana de Guanhães; Projeto Sangue Bom Itaúna; TFD – Piracema.

Equipe de Captação do HBH: ações constantes para sensibilzar parceiros _ Fotos: Isabela Muradas
Equipe de Captação do HBH: ações constantes para sensibilzar parceiros - Fotos: Isabela Muradas

Encerrando a solenidade, a coordenadora Priscila Cezarino agradeceu mais uma vez a todos, anunciando que em 2023 o HBH vai implantar a Pesquisa de Satisfação nas coletas externas para avaliar a ação e como se pode melhorá-la. Fez também um agradecimento especial à equipe da Captação do HBH:  “Oito pessoas que se desdobram a cada dia, dando o melhor de si para conquistarem e multiplicar parceiros, pendurando-se no telefone, trabalhando sob pressão e já pensando na próxima ação, no carnaval, por exemplo, num trabalho incessante (principalmente nos dois últimos anos) para captar apoio e organizar a difícil logística para que o doador chegue às unidades da Fundação.

A todos vocês, o nosso Muito Obrigada por contribuir na construção da vida!”, concluiu.

Todas as fotos do evento podem ser acessadas por este link

Gestor responsável: Assessoria de Comunicaçao Social

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar