Comissão de Ética em Enfermagem da Hemominas empossada nessa segunda-feira - Foto: Adair Gomez

Na manhã dessa segunda-feira (27/02), foi empossada a Comissão de Ética em Enfermagem da Fundação Hemominas para o próximo triênio. A solenidade ocorreu no auditório do Hemocentro de Belo Horizonte, com a presença do representante do Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais, Rubens Schroder Sobrinho.

A Enfermagem compreende uma área de conhecimentos científicos e técnicos, construída e reproduzida por um conjunto de práticas sociais, éticas e políticas que se processa pelo ensino, pesquisa e assistência. As Comissões de Ética em Enfermagem representam o Conselho Regional de Enfermagem nas instituições onde existe serviço de enfermagem, com funções educativas, consultiva e de conciliação, além de orientação e vigilância ao exercício ético e disciplinar dos profissionais de enfermagem. 

Durante a posse, Rubens Schroder explicou a importância da Comissão de Ética de Enfermagem: “Ela é um dos órgãos vitais da instituição. Além disso, as grandes empresas procuram contratar profissionais com postura ética; portanto, fazer parte de uma comissão é um papel de muita importância”, afirmou.

Saudando a comissão, a nova diretora técnico-científica da Hemominas, Fabiana Chagas, desejou sucesso aos membros empossados e se colocou à disposição para contribuir com os trabalhos em prol da ética institucional.

Jaciane Vargas:
Jaciane Vargas:"Comissão visa a que trabalhadores de Enfermagem da Hemominas estejam aliados aos doadores e pacientes na luta por uma assistência segura e acessível " - Foto: Adair Gomez

“A Comissão de Ética de Enfermagem da Fundação Hemominas, como órgão representativo do Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais, possui papel relevante para a Instituição que, atualmente, possui em seu quadro de pessoal mais de 300 profissionais de enfermagem”, explica Jaciane Vargas, assessora de enfermagem da Hemominas.

E pontua o papel dos trabalhadores de enfermagem junto ao cidadão (doadores, pacientes): “A Comissão considera o comportamento das pessoas dentro da organização e abrange o interesse dos profissionais e da organização, bem como a necessidade e o direito do cidadão em receber uma assistência de enfermagem responsável, livre de imperícias e imprudências. Almeja que os trabalhadores de Enfermagem estejam aliados aos doadores e pacientes na luta por uma assistência segura e acessível e atua prioritariamente de forma educativa, estimulando a conduta ética dos profissionais de enfermagem, buscando a conciliação e a vigilância quanto ao exercício ético e disciplinar nesta instituição, daí sua importância”, conclui.

Conheça os membros da Comissão:

Presidente: Enfermeiro Ronaldo Machado Silva
Vice-Presidente: Enfermeira Débora Cristina Guimarães Menezes
Membro: Enfermeira Keilla Christiane Tomaz
Membro: Técnica de Enfermagem Valeria Fragoso Patrício Maia
Membro: Técnica de Enfermagem Lenice Alves de Souza
Suplente: Enfermeira Keylla Clarindo Reis Mendes Lúcio
Suplente: Enfermeira Cinthia Neves Fonseca
Suplente: Enfermeira Elcia Coura Pena Moraes
Suplente: Técnica de Enfermagem Patrícia da Silva
Suplente: Técnica de Enfermagem Valdirene Isaias Godinho
Gestor responsável: Assessoria de Comunicaçao Social

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar