Programa AmbientAÇÃO da Hemominas recebe reconhecimento em Fórum Interinstitucional
Notícias
Programa AmbientAÇÃO da Hemominas recebe reconhecimento em Fórum Interinstitucional
Na última semana, (20/03), a comissão do Núcleo Ambiental da Fundação Hemominas (NAFH ) participou do 13º Fórum Interinstitucional AmbientAÇÃO (FIA), evento organizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).
Na oportunidade, as iniciativas sustentáveis implementadas pelo NAFH no Hemocentro de Belo Horizonte e em toda a rede foram reconhecidas no processo de premiação, culminando na obtenção de um selo que destaca as temáticas trabalhadas nos âmbitos de resíduos, energia, água e materiais.
Jéssica Barbosa, do NAFH, e Diogo Soares de Melo Franco, superintendente de Gestão Ambiental - Foto: Divulgação Semad
Expressando sua satisfação pela conquista, a coordenadora do NAFH, a engenheira química e ambiental Jessica Rodrigues Barbosa, destaca: “Gostaríamos de expressar nossa gratidão a todos os colaboradores da Fundação Hemominas que contribuíram para esse resultado, uma vez que a busca pela sustentabilidade é uma ação cíclica, harmônica e colaborativa em toda a instituição, refletindo o fluxo contínuo e interconectado da natureza. Sem a participação de cada um, esse reconhecimento não seria possível. Parabéns a todos pela contribuição para um mundo mais sustentável!"
O programa
Criado em 2003 pela FEAM, o AmbientAÇÃO tem como principal objetivo promover hábitos e atitudes sustentáveis dos servidores públicos estaduais, por meio da promoção do consumo consciente e da cooperação com a coleta seletiva de resíduos. Essas ações combatem o desperdício e contribuem para a economicidade na prestação dos serviços, bem como na conservação dos recursos naturais.
A vertente social do Programa é expressa na mobilização e doação de materiais recicláveis para as associações e cooperativas de catadores, contribuindo para o aumento de renda e resgate da cidadania desses importantes agentes ambientais, ainda em grande vulnerabilidade social em nosso país. Além disso, o Programa promove campanhas e ações que, além de gerar impacto ambiental, gera impacto social, como a doação de cadeiras de rodas a pessoas com deficiência, a doação de sacos de dormir para pessoas em situação de rua e a castração de animais em vulnerabilidade.
Atualmente Programa faz parte do elenco de projetos da DEARI (Diretoria de Educação Ambiental e Relações Institucionais), que por sua vez, integra a SUGA (Superintendência de Gestão Ambiental) da SUGES (Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento) da SEMAD.
Resultados do AmbientAção na Fundação Hemominas - Foto: Divulgação Semad
Linhas de ação
O Ambientação incentiva a apropriação do conceito das suas duas linhas de ação “Consumo Consciente” e “Gestão de Resíduos”.
O objetivo da linha Consumo Consciente é informar e sensibilizar os servidores para a responsabilidade quanto ao uso adequado dos bens e serviços da Administração Pública, possibilitando a economia de recursos naturais, redução de desperdícios e o reaproveitamento de materiais; além de incentivar a preferência, no momento de realizar um consumo, por produtos diferenciados, seja na sua constituição (reciclável), seja em seu processo produtivo (menor consumo de energia, quantidade de matéria-prima e geração de resíduos).
Gilson Nogueira, Jéssica Barbosa e Renato Vianna, representantes do núcleo ambiental na Hemominas – Foto: Divulgação Semad
A linha Gestão de Resíduos, possibilita destinar adequadamente os resíduos das organizações, retornando materiais para a cadeia produtiva, por meio da reciclagem, aumentando a vida útil dos aterros sanitários e contribuindo para a geração de trabalho e renda das associações de catadores de materiais recicláveis, que recebem os materiais das organizações por meio de doações.
O candidato à doação de sangue deve ter dormido, pelo menos, quatro horas antes do procedimento. Idealmente, deve ter dormido dentro do seu habitual, sentindo-se descansado no momento da doação.